Vacinação contra a gripe é ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos acima de 55

Gravataí ampliou, desde sexta-feira (13/5), a vacinação contra a gripe para crianças de 5 a 9 anos e adultos acima de 55 anos. A aplicação ocorre em todas as 29 unidades de saúde do município, mediante a apresentação de documento de identificação e Carteira de Vacinação. Demais grupos seguem sendo vacinados durante o período.
“As campanhas de vacinação são realizadas com o intuito de reduzir o risco do retorno de doenças já erradicadas, prevenir doenças imunopreveníveis, controlar doenças e proporcionar à população o acesso às vacinas”, destacou a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates.

Até então, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações, o grupo de pessoas aptas a receber a vacina contra a gripe era composta por gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que fizeram parte da primeira etapa, continuam podendo ser vacinados. Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada por um responsável legal. Cabe reforçar, ainda, que o imunizante poderá ser administrado simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Campanhas de Vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no município no dia 4 de abril. Todas as 20 Unidades de Saúde da Família (USFs) e as nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão aplicando o imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ampla vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação.

Também está sendo feita a vacinação contra o sarampo nos postos de saúde municipais, disponível apenas aos trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os documentos necessários, os locais de vacinação e os horários de funcionamento das unidades seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade