UTI do Dom João Becker recebe selo de excelência nacional

O selo de UTI Top Performer virá para Gravataí. A certificação, que atesta a qualidade das unidades de terapia intensiva, é uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) com o apoio da Federación Panamericana y Ibérica de Medicina Crítica y Terapia Intensiva (FEPIMCTI) e Epimed Solutions. Ao todo foram 707 UTIs analisadas (50% do total do país), inclusive de grandes organizações hospitalares de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao final, 135 delas atingiram os índices de excelência exigidos para o reconhecimento. No Rio Grande do Sul, apenas dois hospitais vão receber o selo, entre eles o Dom João Becker.

De acordo com a AMIB, a lista de hospitais que foram contemplados com o selo de UTI “Top Performer” é uma forma de distinguir aqueles que, no último ano, tiveram melhor performance em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade. “O reconhecimento da AMIB é uma conquista que vai além de médicos e profissionais da enfermagem do HDJB, pois o apoio de outros especialistas como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e equipe higienização são muito importantes também”, comenta Michael Milman, responsável médico da unidade.

A UTI do Dom João Becker tem perfil geral de média complexidade. Ou seja, atende casos muito variados, desde traumas por acidentes graves, passando pelas principais doenças cardiovasculares como infarto e AVC, além doenças infectocontagiosas graves que exigem intervenções rápidas.

Inaugurada pela Santa Casa de Misericórdia em dezembro de 2021, a nova UTI do Dom João Becker conta com 20 modernos leitos, sendo 18 de internação e dois de isolamento, área de acolhimento a familiares de pacientes, ambientes de apoio à enfermagem e possibilidade de diálise. “Gravataí necessitava de uma estrutura dessas e com o apoio de poder público e iniciativa privada, além de todos os esforços da Santa Casa, construímos uma unidade que hoje recebe o selo de qualidade de abrangência nacional”, exalta o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

Ao todo são 22 médicos (sendo dois responsáveis técnicos), onze enfermeiros (sendo uma supervisora) e 63 técnicos de enfermagem, além dos profissionais da equipe de apoio multidisciplinar. Ela atende, tanto pacientes do SUS, quanto de convênios e particulares.

Tecnologia e Recursos Humanos

Para Antonio Nocchi Kalil, diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, a certificação recebida pelo Becker amplia a responsabilidade institucional e o compromisso com a comunidade. “A excelência operacional, em especial em serviços sensíveis como a saúde, é fruto de processos que são revistos e aprimorados permanentemente. Uma certificação como esta mostra um bom caminho percorrido, mas a sua manutenção nos traz desafios muito grandes como profissionais e gestores”, afirma.

De acordo com Fernando Issa, diretor médico do Dom João Becker, o desafio é constante, principalmente em manter o foco no processo de educação continuada dos profissionais. Ampliar a interação com as outras áreas do hospital e promover a sustentabilidade são outras ações que estão sempre no radar. “Temos uma UTI com alto nível tecnológico e de assistência, agora devidamente reconhecida. Nossa missão é manter essa régua alta e proporcionar cada vez mais possibilidade de desfecho favorável à saúde de nossos pacientes”, enfatiza.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade