Unidade de Saúde Princesa Isabel passa a atender em horário ampliado

Com o lançamento da Operação Inverno, chega a nove o número de unidades de saúde do município abertas das 7h às 19h

A Unidade de Saúde da Família (USF) Princesa Isabel passou a atender das 7h às 19h desde o início do mês de junho. Com isso, a unidade que, agora, conta com atendimentos ininterruptos durante 12 horas, sem fechar ao meio-dia, passou a ser contemplada pelo Saúde na Hora, programa criado pelo Ministério da Saúde que visa ampliar a oferta de serviços em horário estendido, buscando aliviar a demanda dos serviços de urgência em hospitais.

Para ver de perto o funcionamento da USF, representantes do governo municipal estiveram visitando, na segunda-feira (4/7), a unidade de saúde. “Com este horário estendido, até as 19h, será possível realizar um número maior de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção primária, como vacinação, consultas médicas, odontológicas e coleta de exames laboratoriais”, destacou o secretário municipal da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca.

Conforme o secretário, a ampliação do programa reforça o compromisso de oferecer aos usuários da rede uma assistência cada vez mais resolutiva e, dessa maneira, evitar que casos que possam ser resolvidos nas unidades cheguem ao hospital e às unidades de pronto atendimento (UPAs). No mês passado, a SMS lançou a Operação Inverno, iniciativa que busca ampliar o acesso e a capacidade de atendimentos na Rede Municipal de Saúde com uma série de ações na área.

“Temos atuado dia e noite na busca de melhorias na nossa Atenção Básica e o Saúde na Hora é uma das ações da SMS que busca ampliar o atendimento da população. Facilitando o acesso, queremos que a população dos bairros tenha melhorias no atendimento. Essas ações sempre são promovidas com o intuito de mostrar à população que somos todos unidos para um bem comum, que é o cidadão”, ressaltou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

De acordo com a coordenadora da USF Princesa Isabel, Genandra Folgiarini, a ampliação dos horários de atendimento facilitou o acesso para aqueles que não conseguiam cuidar da sua saúde nos horários habituais. “As unidades de saúde são extremamente importantes para o cuidado da saúde preventiva da população. Entretanto, nos dias atuais, as pessoas ficam, cada vez mais, com o seu tempo reduzido, para se dedicar aos cuidados preventivos, procurando, apenas, o serviço de saúde quando o problema já está instalado”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a equipe de atendimento segue sendo a mesma. No entanto, a organização do serviço ficou diferente, estendendo o tempo em que a unidade está disponível para a população acessar. “Estamos ainda em processo de adaptação, mas só tenho recebido elogios das pessoas, neste último mês, o que nos impulsiona a seguir melhorando nosso processo de trabalho”, completou.

O paciente da unidade André Costa foi um dos beneficiados com a ampliação de horários. Agora, ele consegue fazer os curativos que necessita para o seu problema vascular. “Eu chegava do trabalho, às 17h30, e não podia ir para o posto, porque fechava às 17h. Agora eu consigo ter tempo de vir e fazer os curativos”, disse.
Também estiveram presentes durante a visita à unidade, o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht; a gerente do Distrito Sul Bianca Knevitz; e os vereadores Bino Lunardi e Mario Peres.

Demais unidades com horário ampliado

Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, outras cinco USFs já contavam com horários de funcionamento ampliados. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde possui quatro unidades com atendimentos até as 22 horas. As unidades Barro Vermelho, Morada do Vale I, Parque dos Anjos e São Judas Tadeu ficam abertas das 7h às 22h, permitindo que pessoas, de diversos outros bairros, possam acessar os serviços de saúde, após o expediente de trabalho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade