Último dia para pagar o IPTU 2021 com 10% de desconto

Com pagamento por meio digital desde o dia 1º de dezembro, a Cota Única do IPTU 2021, com desconto de 10%, vai até esta segunda-feira, 11. A opção de fazer a quitação por meio online foi uma das alternativas que a Prefeitura de Gravataí encontrou para facilitar o processo e evitar aglomerações. Para este ano, o reajuste do tributo foi de 7,30%, decorrente da variação da Unidade Fiscal Municipal (UFM). Os valores já estão atualizados e corrigidos de acordo com o georreferenciamento, que foi concluído em 2019. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) já arrecadou mais de R$ 9 milhões e fez 3 mil atendimentos na primeira semana do ano.

Para quem optar pelo parcelamento em até dez vezes, a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro. Previsto na Lei nº 2.928/2009, será concedido desconto de bom pagador. Este benefício não se aplica à Taxa de Coleta de Lixo. Já os pedidos de regularização de débitos e de parcelamentos podem ser solicitados por e-mail ou por videoatendimento – para esse é necessário fazer o agendamento pelo site da Prefeitura. A estimativa de arrecadação do IPTU 2021, com o lançamento de 126 mil cadastros imobiliários, é de R$ 65 milhões. O desafio é reduzir a inadimplência, que nos últimos quatro anos chegou a 34%, ou seja, mais de um terço dos contribuintes não fez a quitação em dia.

O secretário da Fazenda Davi Severgnini lembrou que, em 2021, o contribuinte tem um dia a mais para fazer o pagamento em Cota Única e com 10% de desconto. O vencimento que caía sempre no dia 10 de janeiro, que neste ano é um domingo, passou para o dia 11, segunda-feira. “Modernizamos o sistema para que todos pudessem aproveitar essa taxa. É possível fazer os encaminhamentos pelo aplicativo, mas também estamos trabalhando com o vídeoatendimento, os e-mails e o WhatsApp. Ao todo, nesta campanha, já são mais de 7 mil atendimentos”, afirma.

Mesmo com o investimento no campo digital, os atendimentos presenciais ainda estão tendo uma grande procura. Davi alerta para os riscos do Coronavírus e garante que o sistema online é totalmente seguro. “Entendemos que muitas pessoas ainda não estão habituadas a esse novo tipo de tecnologia. Mas entrem em contato com a secretaria ou peçam ajuda a um parente próximo. Esse serviço é para facilitar o dia a dia de vocês e cuidar da saúde de todos nós”, disse.

Onde e como retirar as guias:
– As guias para pagamento já podem ser retiradas direto no site da Secretaria da Fazenda (SMF) – www.gravatai.rs.gov.br, no menu Emissão Guias IPTU –, no aplicativo Atende.Net (baixe no celular, é de graça). Também é possível solicitar as guias por e-mail, nos seguintes endereços: smf.arrecadaiptu@gravatai.rs.gov.br, smf.iptu@gravatai.rs.gov.br ou iptu2021@gravatai.rs.gov.br. A Secretaria da Fazenda ainda disponibiliza um número de WhatsApp para orientações, o 3600-7362.

Telefones à disposição dos contribuintes:
3600-7402 / 3600-7401 / 3600-7313 / 3600-7413 / 3600-7414

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade