Último dia para pagar o IPTU 2021 com 10% de desconto

Com pagamento por meio digital desde o dia 1º de dezembro, a Cota Única do IPTU 2021, com desconto de 10%, vai até esta segunda-feira, 11. A opção de fazer a quitação por meio online foi uma das alternativas que a Prefeitura de Gravataí encontrou para facilitar o processo e evitar aglomerações. Para este ano, o reajuste do tributo foi de 7,30%, decorrente da variação da Unidade Fiscal Municipal (UFM). Os valores já estão atualizados e corrigidos de acordo com o georreferenciamento, que foi concluído em 2019. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) já arrecadou mais de R$ 9 milhões e fez 3 mil atendimentos na primeira semana do ano.

Para quem optar pelo parcelamento em até dez vezes, a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro. Previsto na Lei nº 2.928/2009, será concedido desconto de bom pagador. Este benefício não se aplica à Taxa de Coleta de Lixo. Já os pedidos de regularização de débitos e de parcelamentos podem ser solicitados por e-mail ou por videoatendimento – para esse é necessário fazer o agendamento pelo site da Prefeitura. A estimativa de arrecadação do IPTU 2021, com o lançamento de 126 mil cadastros imobiliários, é de R$ 65 milhões. O desafio é reduzir a inadimplência, que nos últimos quatro anos chegou a 34%, ou seja, mais de um terço dos contribuintes não fez a quitação em dia.

O secretário da Fazenda Davi Severgnini lembrou que, em 2021, o contribuinte tem um dia a mais para fazer o pagamento em Cota Única e com 10% de desconto. O vencimento que caía sempre no dia 10 de janeiro, que neste ano é um domingo, passou para o dia 11, segunda-feira. “Modernizamos o sistema para que todos pudessem aproveitar essa taxa. É possível fazer os encaminhamentos pelo aplicativo, mas também estamos trabalhando com o vídeoatendimento, os e-mails e o WhatsApp. Ao todo, nesta campanha, já são mais de 7 mil atendimentos”, afirma.

Mesmo com o investimento no campo digital, os atendimentos presenciais ainda estão tendo uma grande procura. Davi alerta para os riscos do Coronavírus e garante que o sistema online é totalmente seguro. “Entendemos que muitas pessoas ainda não estão habituadas a esse novo tipo de tecnologia. Mas entrem em contato com a secretaria ou peçam ajuda a um parente próximo. Esse serviço é para facilitar o dia a dia de vocês e cuidar da saúde de todos nós”, disse.

Onde e como retirar as guias:
– As guias para pagamento já podem ser retiradas direto no site da Secretaria da Fazenda (SMF) – www.gravatai.rs.gov.br, no menu Emissão Guias IPTU –, no aplicativo Atende.Net (baixe no celular, é de graça). Também é possível solicitar as guias por e-mail, nos seguintes endereços: smf.arrecadaiptu@gravatai.rs.gov.br, smf.iptu@gravatai.rs.gov.br ou iptu2021@gravatai.rs.gov.br. A Secretaria da Fazenda ainda disponibiliza um número de WhatsApp para orientações, o 3600-7362.

Telefones à disposição dos contribuintes:
3600-7402 / 3600-7401 / 3600-7313 / 3600-7413 / 3600-7414

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade