Tropeiros visitam acervo e Jardim Imperial no Museu Caldas Júnior

Na tarde de segunda-feira, dia 22 de janeiro, os tropeiros da Cavalgada dos Renegados da Carreteira, após serem recepcionados por autoridades municipais na Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, estiveram no Museu Caldas Júnior, ocasião que foram recepcionados pela presidente da Fundação, Rosalva Rocha.
Numa visita guiada pela Auxiliar de Museu, Carla Cunha, o grupo liderado por Adalberto Clavijo ficou encantado com a “Palmeira Imperial”, com 21 metros de altura, presente do Imperador Dom Pedro I, que teria plantado a palmeira como símbolo de sua passagem por Santo Antônio da Patrulha.
O grupo, composto pelos tropeiros Adalberto R. Clavijo, André Peverada, Cláudio Machado Neto, Gedelci Araújo, Luiz Aberto B. da Cruz, Luiz Carlos Sanches, Luiz Fernando F. Pires e Luiz Rogério Peverada, saiu no dia 03 de janeiro do Farol da Barra do Arroio Chuí com destino à cidade de Vacaria. Durantes os trinta dias de viagem, os tropeiros passarão por 16 municípios e percorrerão cerca de 880 km a cavalo.
Segundo Clavijo, a iniciativa da cavalgada surgiu a partir de um sonho há cerca de quarenta anos, que consiste em refazer o caminho das tropas iniciado pelo bandeirante e percursor do tropeirismo, Cristóvão Pereira de Abreu.
O objetivo principal da cavalgada é transformar este trajeto de importância para a história do Rio Grande do Sul em uma rota de turismo e cultura, que contemplaria os municípios de Chuí, Santa Vitória, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Parque de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Rolante, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos e Vacaria.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade