Na noite de seis de janeiro, um espetáculo magnífico na praça da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem emocionou o público presente: os Ternos de Reis, relembraram a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, em uma tradição nitidamente açoriana.
O primeiro terno a se apresentar foi o Luz Divina, de Toninho da Viola, que encantou a todos.
Logo após, foi a vez do Grupo Cantadores Açorianos, da família Machado Ramos, cujo o Mestre do Terno de Reis é o Odilon Ramos.
Ao invés do Terno propriamente dito, os integrantes do grupo interpretaram músicas relacionadas com a época de Natal e dos Santos Reis.
Centenas de pessoas estiveram presentes na praça e muitos levaram cadeiras e o tradicional chimarrão, emocionando-se com as belíssimas apresentações.
VESTIMENTAS TRADICIONAIS
O Terno da família Machado Ramos esteve caracterizado com vestimentas da época do nascimento de Jesus e os três principais cantadores simbolizaram os Reis Magos, ostentando na cabeça, imitações de coroas reais.
O público aplaudiu com entusiasmo todas as apresentações. Dentre os presentes, estavam o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o secretário da Cultura, Turismo e Esportes Cristiano Quevedo, a diretora de Cultura Carmen Alminhana, o ex-secretário de Estado da Cultura Vitor Hugo, o presidente da Câmara, vereador André Selistre, dentre outras lideranças e um grande número de simpatizantes daquela manifestação do folclore religioso e que tornou muito bonita a noite de seis de janeiro, encerrando os festejos natalinos de 2021. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.
RBS
A manifestação folclórica da família Machado Ramos tem mais de cem anos de existência.
A RBS esteve em Santo Antônio para fazer matéria especial a respeito e a rádio Gaúcha entrevistou Odilon Ramos e irmã Onira. A reportagem está no site Gaúcha ZH.