Search
Close this search box.

STF decide que optometristas com nível superior podem atuar na saúde primária da visão

Os Optometristas com formação de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação passam a ter o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para atuarem de forma regular no atendimento primário da saúde da visão. A decisão foi adotada por 10 votos a zero, o que reconhece a importância que esses profissionais exercem na realização de exames de vista. A determinação responde a Embargos de Declaração interpostos pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) e pelo Ministério Público Federal, através do Procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em Outubro de 2020, o STF publicou acórdão no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) acerca do julgamento da Corte da Arguição de Descumprimentos de Preceito Fundamental, (ADPF 131). O STF ratificou na oportunidade os argumentos da optometria, reconhecendo como profissional qualificado. Porém, no julgamento, a Corte não fez o detalhamento do que pode fazer o optometrista com formação de nível superior, não dando provimento a ADPF, e apelou ao Congresso Nacional para providenciar a regulamentação da profissão de optometrista.

Com o julgamento dos Embargos de Declaração acerca da ADPF, o ministro do STF Gilmar Mendes concedeu liminar e o colegiado decidiu por unanimidade que os profissionais optometristas com formação de nível superior em instituições e cursos reconhecidos pelo MEC são habilitados para realização deste tipo de exame. A Organização Mundial da Saúde afirma que a optometria é a principal barreira contra a cegueira evitável.

No Rio Grande do Sul, o presidente do Conselho Regional de Optometria, Alexandre Classmann e o vice-presidente José Fialho desenvolveram, ao lado de dirigentes da entidade de outros Estados, intensa campanha no sentido de regularizar a situação. Em Santo Antônio temos João Domingue (Dino) e Nathaly Domingues.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade