Sociedade Civil organiza evento “Abraço à Lagoa” e deixa claro a alta rejeição à liberação da ETE

No último sábado (09), aconteceu na praia da Lagoa dos Barros mais um importante evento com a finalidade de alertar que Santo Antônio da Patrulha continua vigilante ante a possibilidade de que a Estação de Tratamento de Esgotos volte a operar.
Ao longo dos anos tem sido constante a batalha jurídica para impedir que isso ocorra, porque na avaliação da maioria dos ambientalistas, autoridades e população, isso poderá decretar o fim da famosa Lagoa dos Barros, que tem sido o local para descanso, especialmente nos períodos de veraneio, pelo fato de ser uma praia de água doce e mais segura, inclusive para as crianças.
Localizado a cerca de 15 km da sede do município, o balneário está sendo ameaçado pelo despejo de dejetos oriundos de uma estação de tratamento de esgotos localizada na margem oposta e pertencente ao município de Osório e, segundo especialistas, não teria estudos conclusivos sobre a viabilidade técnica, podendo utilizá-la em poucos anos.

PRESENÇAS
O Abraço à Lagoa reuniu autoridades e entidades tais como o prefeito Rodrigo Massulo, o presidente da Câmara, vereador Ezequiel Peixoto, vereadores Valtair Andrade (Pelado), Canário e André Selistre, o presidente da OAB Júlio Sant’Anna, entidades como ACISAP, Sindicato Rural, STIL, IDEAAS Rotary, dentre outros.
Ana Clara Maciel entende que o evento alcançou os objetivos previstos, que foram os de alertar de que o movimento continua vigilante. Lamenta que o grupo presente tenha sido menor do que os anteriores, ao mesmo tempo em que justificou que isso teria ocorrido por ter sido programado perto do meio-dia e pelo fato de que nos sábados, muitos trabalham.
Houve pronunciamentos na oportunidade destacando a importância da mobilização.
Integrantes do Rotary Club de Santo Antônio participaram do abraço simbólico na Lagoa dos Barros. “Unidos num só grito para salvar a nossa querida Lagoa dos Barros para que ela possa acolher cada vez mais as pessoas de todos os lugares nos dias mais quentes do verão”.
Todos portavam faixas e cartazes demonstrando o seu descontentamento com uma obra, desde seu início contestada, inclusive na justiça, pela população patrulhense que, ao que parece, não encontra eco nos alertas que vem fazendo e com plena consciência alertando dos riscos que corre aquele balneário.
O grupo de rotarianos estava composto por Antônio Vânio Clezar, Antônio Carlos Brito, Isabel Cristina Ramos de Oliveira Fernandes e seu esposo Alexandre Silveira Fernandes, Jamille Rosa Pias, Gleci Messagi Dai Prá, Juan Antônio Luz Ibañez e esposa Giovana Gularte Ibañez, Diego Soares e Sérgio Alexandre Airoldi. Um detalhe que talvez muitos desconhecem é de que o prefeito Massulo também é rotariano.
“A missão do Rotary está numa das áreas de enfoque do Rotary Internacional, que é o meio ambiente e agora, através deste risco real de grandes proporções, se irmana a nossa sociedade para evitar um desastre anunciado, fazer com que seu prestígio e credibilidades mundiais encontrem no bom senso naqueles que detém o poder de decisão, decidam a não condenar um rico manancial d’água a morte”, como afirmou um dos rotarianos presentes.

PREFEITO
Para Rodrigo Massulo o abraço à Lagoa demonstrou o objetivo comum entre as entidades de Santo Antônio da Patrulha, iniciativa privada e o Poder Público. “As entidades unidas em uma só voz disseram: ‘Não queremos que a Lagoa dos Barros seja o destino final da Estação de Tratamento de Esgotos. Não somos contra à ETE, muito pelo contrário, pois estamos cientes de que o esgoto deve ser tratado. Porém a forma como foi construída lá atrás sem diálogo com Santo Antônio, sem transparência nos estudos técnicos ambientais, isso nos deixa convictos de que a estação precisa funcionar, mas não com o seu destino final na Lagoa dos Barros. Esta é a solução que queremos para que este processo judicial que se arrasta há tantos anos possa finalmente ser encerrado.
Temos uma reunião esta semana para que possamos produzir o resultado final para sentarmos novamente com Ósório apresentando nossa solução”.

Com colaboração de Alexandre Fernandes e fotos de Thiele Reis.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade