Sílvio Fofonka recebe expressiva homenagem da Assembleia Legislativa

Os deputados Sérgio Turra e Ernani Polo entregaram ao ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha e de Caraá, Sílvio Miguel Fofonka, a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A solenidade aconteceu na quarta-feira passada (20), no Salão Júlio de Castilhos.
A medalha é uma homenagem do parlamento às entidades, empresas e pessoas que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado. “Fofonka é um homem que vive e respira política 24 horas por dia. Mesmo às custas de muita renúncia e de muitos sacrifícios na vida pessoal, dedicou o melhor de si às comunidades. É um exemplo para os mais jovens. Um exemplo para os homens públicos do nosso estado, o que justifica o reconhecimento deste parlamento”, diz Turra.
Sílvio Miguel Fofonka foi empresário, vereador, secretário municipal, prefeito e vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha. Realizou obras de eletrificação rural com 750 quilômetros de rede elétrica, que beneficiaram cinco mil e quinhentas famílias. E, ainda, construiu a sede da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.
À frente de uma comissão emancipatória criada por ele, trabalhou pela emancipação do atual município de Caraá. Com mais de 80% de votos favoráveis, o plebiscito decidiu pela emancipação, que veio a ser oficializada no dia 28 de dezembro de 1995. Posteriormente foi eleito primeiro prefeito de Caraá. Após reeleito, construiu também a prefeitura daquele município.
Atualmente, Fofonka é vereador em Caraá exercendo a presidência do Poder Legislativo pelo segundo ano consecutivo.
AGRADECIMENTO
Sílvio Fofonka, teve a prestigiá-lo no ato realizado pela Assembleia Legislativa, o Rodrigo Massulo, ex-prefeito Paulo Bier, dentre outras lideranças.
No seu discurso o homenageado fez um histórico sobre sua vida, destacando a presença de sua família. Fofonka disse ser “um homem simples, neto e filho de descendentes imigrantes que me passaram grandes valores da vida como ética e trabalho árduo”.
Fofonka lembra que está há 29 anos na vida pública afirmando que, em metade de sua existência procurou trabalhar pelo bem comum de todos.
Recorda Fofonka que o começo da administração no recém emancipado município aconteceu com a Escola Estadual Marçal Ramos cedendo duas salas por dois anos para poder iniciar o seu governo. Em seguida, conseguiu áreas de terras para construção de postos de saúde, escolas, creches, fábricas para a geração de empregos. Também por concessão de Antônio Brito, foi construído o Ginásio de Esportes que é de responsabilidade da Escola Marçal Ramos.
Estradas foram ampliadas, ligando as comunidades e colocando água potável e luz elétrica ao alcance de todos.
Em seu terceiro mandato, juntamente com Evandro Dürr, governou Caraá de 2013 a 2016. E foi em 2016 que inaugurou a primeira e nova sede da prefeitura de Caraá.
Sílvio Fofonka também presidiu a AMLINORTE nas gestões de 2001/2002 e de 2014/2016. Ao final de seu discurso agradeceu à Deus por tudo o que conseguiu realizar pelos dois municípios onde exerceu mandatos.
Prestou homenagem à sua esposa Lenir “esposa e companheira, meus familiares e amigos, que junto comigo construíram e ainda constroem esta história”.
Agradecimento também ao deputado estadual Ernani Polo, definindo como uma referência de ser humano especial, registrando que em todos os anos de vida pública, nunca havia recebido uma homenagem de reconhecimento como esta.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade