FURG aparece ao lado de outras cinco instituições de ensino superior do Estado em ranking mundial

O Center for World University Ranking (CWUR) – instituição que se dedica ao levantamento global sobre a qualidade de instituições de ensino superior – publicou nesta última segunda-feira, 25, o seu mais recente ranking, referente ao período 2022-2023. A FURG figura ao lado de outras cinco universidades do Rio Grande do Sul, subindo doze posições em relação à edição anterior, ocupando a posição de número 1.678.
O ranking avalia indicadores baseados na qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), a empregabilidade dos graduados (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), a qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e o desempenho em pesquisas (produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações).
De acordo com o secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, o ranking representa um indicador muito importante para a FURG. “Partindo do princípio de que são averiguadas informações de milhares de universidades, termos ficado entre as 2 mil primeiras na lista é, na verdade, um destaque muito grande”, explicou o professor.
Ainda segundo o secretário, essas agências apuram seus indicadores com base em informações públicas. “Eles acessam revistas, relatórios e outros documentos disponíveis na rede, e a partir disso, fazem uma triagem e quantificam os dados. Embora possam existir incongruências na apuração, ou informações não computadas, a princípio, são dados que correspondem à realidade”, adicionou Milton.
Por fim, Milton informa que a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter), vem realizando um grande esforço para catalogar e esclarecer o procedimento metodológico dessa e de outras agências que promovem esse tipo de documento para que seja possível obter ainda mais clareza acerca dos aspectos inerentes aos indicadores envolvidos. “A partir desse estudo, a universidade poderá desenvolver algumas políticas na intenção de melhorar sua performance e, por consequência, sua posição nestes rankings”, concluiu.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade