Servidores da Segurança Pública são vacinados contra a covid-19

A Prefeitura de Gravataí realizou nesta segunda-feira, 5, a vacinação contra a covid-19 das equipes de segurança pública da cidade. A expectativa é a de vacinar 565 profissionais das forças de segurança, trânsito e salvamento. Para evitar aglomerações em postos de saúde, os profissionais estão sendo vacinados no 17º Batalhão da Brigada Militar.

A prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), organizou o atendimento em três guichês de imunização para vacinação de agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Bombeiros e Agentes de Trânsito.

O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo estiveram presentes na cerimônia que deu início ao processo de vacinação. Também acompanharam o ato, os secretários municipais da Saúde, Régis Fonseca, Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes e Mobilidade Urbana, Adão Castro; o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Vieira; os vereadores Claudecir Lemes, Márcia Becker e Evandro Coruja; o comandante da 17º BPM, major Luis Felipe Neves; o diretor da 1ª Divisão Regional Metropolitana-Polícia Civil, Juliano Ferreira e a diretora substituta do presídio de Gravataí, Carla Oliveira.

“Hoje é um dia histórico. A visão é unânime de que eles já deveriam estar recebendo a vacina, pois também estão na linha de frente no combate à disseminação da pandemia, tanto nas fiscalizações e abordagens às pessoas, quanto prevenindo e eliminando as aglomerações. Esses profissionais estão constantemente em contato com o vírus”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.

O coronel Flávio Lopes contou que num momento em que as forças públicas de segurança se juntam para fazer o enfrentamento contra as aglomerações, todos os dias, estar recebendo a primeira dose da vacina é um momento marcante.

“Um esforço que teve a fundamental participação de vereadores, do secretário da saúde e do prefeito que fizeram uma interlocução, junto ao Ministério da Saúde, para que as forças de segurança fossem incluídas como prioridade no Plano Nacional de Vacinação e, desta forma, viabilizando a vacinação no dia de hoje”, contou.
O vice-prefeito Dr. Levi falou da satisfação em presenciar este momento. “Hoje iniciamos mais um passo na campanha de vacinação dos que estão na linha de frente. Conversei com os profissionais de segurança da nossa cidade e vi a satisfação deles. Significa que a esperança também chega para esse grupo de trabalhadores que combatem a violência e cuidam da segurança de nosso município. Parabéns para eles. Deus os abençoe”, disse.

A esperança dos primeiros profissionais de segurança imunizados

Anderson Cardoso, soldado há 17 anos, afirmou que estava ansioso pela vacina. “Recebo com imensa alegria a oportunidade da imunização através da vacina, porque me permite desenvolver meu trabalho com maior segurança e sem o peso de voltar para casa com medo de transmitir esse vírus mortal para as pessoas que amo”.

Edson da Silva Laguna, há quatro anos trabalhando na Guarda Municipal, disse que é de suma importância a vacinação para os órgãos de segurança pública. “Assim como os profissionais de saúde, também estamos atuando diuturnamente na linha de frente, desde o início da pandemia, para melhor atender a população”.

Carla Oliveira, diretora substituta do presídio de Gravataí, disse estar ansiosa, porém com sensação de alívio por estar sendo protegida. “Não temos como fazer home office, pois lidamos com os presos. Desejo que a vacina chegue pra todos”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade