Servidora do Museu participa de oficina na Cúria Diocesana em Osório

A servidora Carla Cristiane Souza da Cunha, Auxiliar de Museu e responsável pela conservação e manutenção do Arquivo Histórico Municipal Corália Ramos Bemfica da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior participou nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro da Oficina “Introdução à Conservação de Acervos – Compreendendo os Materiais do Patrimônio Cultural e seu Contexto”.
A oficina teve como finalidade capacitar profissionais ligados à preservação de acervos documentais. Com apenas vinte vagas gratuitas, o enfoque foi temas essenciais para conservação patrimonial.
Conduzida pela senhora Denise Zanini, especialista em Conservação de Obras sobre Papel e pela senhora Gessonia Leite de Andrade Carrasco, com expertise em Artes Plásticas e Conservação de Obras sobre Papel os encontros abordaram tópicos cruciais, tais como culturais, fatores de degradação, conservação preventiva, técnicas de manuseio e higienização.
Já no dia 2 de fevereiro, a Diocese de Osório apresentou um projeto de proporções notáveis que tem como finalidade a restauração completa e digitalização de um dos mais importantes acervos de documentos históricos da região. Este empreendimento, aprovado de modo integral pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado, Sistema Pró-Cultura/RS, é um marco significativo para a preservação da memória e identidade.
O acervo da Diocese, com registros datados desde 1773, compreende 758 volumes manuscritos contendo informações vitais como registros de nascimentos, casamentos, óbitos e até mesmo livros referentes à época da escravidão. Trata-se de um repositório singular, sendo o único registro oficial, por mais de um século, da vida civil da região, configurando-se como um tesouro inestimável para a compreensão e estudo da história de municípios.
“Este projeto não somente resgatará uma parte da rica história do Rio Grande do Sul, mas também proverá ferramentas imprescindíveis para preservação dos valiosos patrimônios culturais da Região e do Estado como um todo”, comentou Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo da Diocese de Osório.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade