Saúde diz que atendimentos psiquiátricos no CAPS e AMENT registram aumento significativo

Demanda necessária para a melhoria da qualidade de vida de parte da comunidade patrulhense, os atendimentos psiquiátricos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) tiveram um aumento significativo desde 2021, conforme demonstram os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA).

De acordo com os números divulgados pela SEMSA, em 2021, no primeiro ano da atual gestão, foram realizadas 3.222 consultas com psiquiatra. Este é um aumento de mais de 45% em relação a 2020, quando aconteceram apenas 1.829 destes atendimentos. Em 2022, em pouco menos de sete meses, já foram realizadas mais 1.172 consultas psiquiátricas.

“Sabemos que ainda há muitas pessoas necessitando destes atendimentos e que o serviço pode melhorar, mas estes resultados são, sim, motivo para celebrarmos, pois eles demonstram que o objetivo de qualificar cada vez mais a saúde de nosso município está, aos poucos, sendo atingido”, destacou o prefeito Rodrigo Massulo.

Esse incremento na oferta de consultas psiquiátricas reduziu significativamente a lista de espera. Porém, devido à alta demanda que vinha se arrastando por muitos anos, nos últimos meses a psiquiatra do CAPS acabou atendendo por um período maior do que o previsto em sua carga horária. Aos poucos, estão sendo realizadas as compensações destas horas, para que a profissional não seja prejudicada.

Todas essas informações estão disponíveis a qualquer cidadão, sendo discutidas nas audiências públicas da SEMSA. Todos os patrulhenses interessados podem comparecer a estes eventos, amplamente divulgados pela Prefeitura e pela Secretaria. Não é preciso convite, basta chegar e participar.

 

ACS/PMSAP

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade