Santa Casa cria Serviço Integrado de Reabilitação em Gravataí

A reabilitação de pacientes, visando melhor qualidade de vida, se faz ainda mais necessária em tempos de pandemia. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia está trazendo para Gravataí toda a sua expertise na área e criando o Serviço Integrado de Reabilitação (SIR) junto ao Hospital Dom João Becker. A estrutura vai contar com uma equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros profissionais de saúde. O SIR vai atuar, não só em pacientes que estão em fase de recuperação da COVID-19, mas também em qualquer outro tipo de reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

A pandemia acelerou a criação do serviço. A maioria dos pacientes com Coronavírus necessita de procedimentos avançados de reabilitação, seja na fase de hospitalização ou após a alta hospitalar. “Usamos técnicas de fisioterapia motora e respiratória e agora estamos utilizando a eletroterapia para ganho de força muscular”, comenta o supervisor de fisioterapia, Christian Coronel. O Dom João Becker já conta com uma equipe de fisioterapeutas que atua nos pacientes internados, minimizando sequelas deixadas pelo vírus. E recentemente agregou mais doze profissionais, devido ao aumento da demanda. Ao todo, são 19 fisioterapeutas atuando nos três turnos, que também vão estar à disposição do SIR.

O Serviço Integrado de Reabilitação vai funcionar inicialmente no 5º andar do hospital. O objetivo é de até o final de 2021 levar a estrutura para o Multicentros, no prédio anexo. “Montamos um time com grande capacidade técnica para otimizar o processo de recuperação de pacientes que enfrentam as mais diversas enfermidades, não só COVID-19. Colocamos à disposição de Gravataí o que a Santa Casa oferece de melhor nesse segmento”, afirma o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Fernando Issa.

VÁRIAS FRENTES
Para a Santa Casa, a instalação do Serviço Integrado de Reabilitação tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida e um melhor desempenho da saúde funcional da população de Gravataí e região. Conforme explica o coordenador de Fisioterapia da Santa Casa, Rodrigo Plentz, o Hospital Dom João Becker passará a contar com o mais moderno sistema de avaliação e tratamento fisioterapêutico.
“Esse sistema irá atuar em diferentes frentes, envolvendo desde problemas respiratórios, cardiovasculares, ortotraumatológicos e dermato-estéticos”, detalha o profissional.

A partir deste dia 12 de abril já está aberta a agenda para marcação de consultas. Inicialmente, o Serviço Integrado de Reabilitação do Hospital Dom João Becker vai atender nas modalidades convênios e particular. Mais informações pelo fone (51) 3213-7524.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade