Régis Fonseca cumpre agenda em Brasília em busca de recursos para a saúde

No intuito de oferecer, cada vez mais, serviços de maior qualidade aos gravataienses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) cumpriu, na última quarta-feira (13/4), agenda em Brasília para a viabilização de recursos destinados à área. A reunião ocorreu junto com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS), por meio de representantes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Urgência e Emergência (UE).

“Essa é a missão de todo gestor municipal da Saúde: a busca pelo cofinanciamento dos serviços, por parte das três esferas da Federação, representada pela União, Estados e Municípios”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Pela manhã, a reunião tratou sobre a questão do financiamento das equipes de Saúde na Hora e do Projeto Mais Médicos/Médicos pelo Brasil, com a APS. À tarde, a pauta foi referente ao financiamento das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), com a UE. O titular da pasta, Régis, esteve acompanhado pelo coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, e pelo diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Leonardo Machado.

Entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), o município conta com 29 unidades, que realizam, diariamente, cerca de 2 mil atendimentos, resolvendo grande parte dos problemas de saúde do município. A Saúde da Família faz parte do serviço de Atenção Primária padronizado pelo Ministério da Saúde e tem como característica ser o primeiro nível de atenção à saúde e cuidar da população no bairro onde vive, realizando um acompanhamento integral do indivíduo.

Em relação às UPAs – Gravataí conta com duas destas unidades, Abílio Alves dos Santos (Cohab-74) e Moisés Eli Magrisso (Morada do Vale) -, elas recebem incentivo financeiro do MS e da Secretaria Estadual da Saúde para custeio de suas atividades, a partir de portaria de habilitação junto aos órgãos, que se dá ao inaugurar o serviço. Para receber a qualificação, as unidades são vistoriadas por técnicos do MS, que conferem todos os requisitos in loco. Essa visita às UPAs de Gravataí aconteceu no final de 2021, gerando abertura de processo de qualificação.
Assim, a partir da emissão desta portaria, o município passa a receber, aproximadamente, R$ 9 milhões a mais por ano para ajuda no custeio das UPAs.

Durante a reunião, foram tratados detalhes do processo de ajuste dos pontos de verificação e informações sobre a previsão orçamentária do órgão para o início dos repasses. “Ao final da reunião, fomos informados que todos os pontos necessários já estão atendidos pelo município, restando à SMS aguardar pelo despacho ministerial. Aos profissionais, a qualificação traz orgulho e segurança no atendimento aos pacientes na medida em que torna o local de trabalho mais produtivo e organizado”, destacou Leonardo.

Ainda conforme o diretor, o processo de qualificação dos serviços coloca as unidades em permanente processo de controle e avaliação interna para melhoria dos serviços prestados no tratamento dos pacientes. Desse modo, a cada três anos, o serviço volta a ser visitado pelos técnicos para a conferência dos processos e das estruturas físicas, impedindo que os ambientes fiquem sucateados, por exemplo.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, reforça o compromisso com a proteção e a recuperação da saúde da população do município. Também destaca o propósito de reduzir as enfermidades, possibilitando, assim, mais qualidade de vida aos cidadãos, bem como promover a elaboração e a implantação de programas e políticas públicas voltados à promoção, à prevenção e à assistência para a saúde dos munícipes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade