No café da manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços realizado sexta-feira (24/10), foi palestrante o deputado federal Lucas Redecker. Ele esteve acompanhado de sua assessoria, inclusive dos patrulhenses Marlon Rafaelli, diretor adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e de Mauri Nunes, assessor político do parlamentar.
O evento foi presidido pelo presidente da ACISAP, empresário Paulo José de Moraes Barros, estando também presentes o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara vereador André Selistre, o vereador João Luis Moreira da Silva (Bacana), empresários locais dentre outras lideranças.
Na mesma oportunidade foi prestada homenagem à senhora Waleska Baierle que está se aposentando após 55 anos de dedicação ao cartório de notas da Cidade Alta.
O parlamentar abordou os fatos do dia a dia no Brasil que vive algumas dificuldades, como afirmou, principalmente dentro do Parlamento na aprovação de alguns projetos que são importantes para a região Sul. “Entendo que algumas pautas que debatemos hoje é a criação de um fundo constitucional com recursos para financiar o Sul e o Sudeste. Hoje os Estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste têm um fundo que gira em torno de 50 bilhões de reais e que são utilizados para infraestrutura dessas regiões para conseguir financiar, principalmente empreendedores, mas infelizmente o Rio Grande do Sul não tem a mesma oportunidade.”
Por isso – prosseguiu – estamos trabalhando para que se consiga ter a busca de um equilíbrio para que esses recursos venham também para o Rio Grande do Sul, além de outras pautas que também são importantes, como a situação do agronegócio quando se trata da securitização como a própria ampliação dos recursos para o fundo dos municípios, porque temos que canalizá-los para eles, porque é onde a vida das pessoas acontece e não em Brasília.”
O deputado lembrou que recentemente esteve presente na inauguração da DECRAB e da Delegacia de Polícia. “Foi um grande investimento do governo do Estado, em parceria com a sociedade e os agentes do município. Com isso, teremos mais segurança, especialmente no combate a um crime que se ampliou nos últimos anos — o abigeato. Agora, com a DECRAB, esperamos reduzir esses delitos e garantir mais segurança a quem produz.”
SANTO ANTÔNIO
Redecker afirma que anualmente tem enviado recursos para Santo Antônio da Patrulha. “No ano passado enviamos para a pavimentação, saúde, maquinário, onde um caminhão-caçamba que hoje atende o município foi com nossos recursos. Sempre digo que o enviar recursos para os municípios acaba sendo obrigação dos deputados, porque ele vem aqui pedir votos, mas tem que trazer recursos e resultados para as pessoas que nele confiaram para poder representá-los. “
- Geral, Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura