O Centro Clube recebeu um grande público para celebrar o início das comemorações dos 40 anos da Moenda, em um evento especial que emocionou moendeiros e amantes da boa música, na noite de quinta-feira passada (13).
O espetáculo “Recortes de Moenda” trouxe ao palco memórias, vozes e momentos marcantes do festival que faz parte da identidade cultural de Santo Antônio da Patrulha.
NOITE DE TALENTOS
A noite, que iniciou com Victor Hugo realizando a leitura de um breve histórico da Moenda, foi marcada por apresentações cheias de talento, reencontros, homenagens e muita emoção — um verdadeiro convite para recordar a trajetória que transformou a Moenda em referência no cenário musical gaúcho e brasileiro.
O show foi conduzido pelas vozes de Marcelo Oliveira (intérprete da canção campeã da 38ª Moenda, “A vida é um sopro” que abriu o show), Adriana Sperandir (melhor intérprete da 38ª), Sergio Rojas, Loma, Daniel Torres e Mauro Moraes, este último que concluiu a noite convidando todos os intérpretes para uma apresentação histórica de “Milonga Abaixo de Mau Tempo”, de sua autoria, o maior sucesso da história da Moenda da Canção.
MOENDEIROS DE SEMPRE
O show também contou com as participações especiais de Nilton Júnior (Presidente da Moenda), Samuca do Acordeon e Matheus Salazar. A banda base, composta por Diogo Barcelos, Sabri Antunes, Germano Reis, Paulinho Monteiro e Lanes Cardeal, foi uma representação viva de talentosos músicos formados com a influência da Moenda.
EMOÇÃO
Um momento emocionante, conduzido por Odilon Ramos, marcou a noite. O poeta iniciou sua participação declamando “Ufania”, de sua autoria e, em seguida, conduziu as homenagens da noite. O troféu “Moenda 40 anos”, uma homenagem oferecida pela Moenda Associação de Cultura e Arte foi entregue ao fotógrafo Ivan de Paula e a Cristiano Quevedo pelas suas contribuições para a história do festival – o último, em especial, também pelo marco dos seus 30 anos de carreira. As homenagens foram concluídas com uma salva de palmas à Nelcy Adão de Souza, grande parceiro do festival, falecido na sexta-feira (7/11).
BRINQUEDOS
A noite ainda contou com uma campanha de arrecadação de brinquedos em boas condições de uso, que serão destinados às crianças que mais precisam durante o Natal dos Sonhos. Um gesto de carinho que reforça o espírito comunitário que sempre acompanhou a história do festival.
O evento foi gratuito e realizado em parceria entre Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), Moenda Associação de Cultura e Arte, e Câmara de Vereadores.
A abertura das celebrações dos 40 anos da Moenda já mostrou que vem muito mais emoção por aí. Nosso agradecimento a todos que participaram e ajudaram a construir essa noite inesquecível.
O show foi transmitido ao vivo pela WebTV SAP.
- Geral, Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura