A Rádio Itapuí FM 100.3 é a pioneira no Litoral Norte gaúcho e é considerada uma instituição tradicional na região de Santo Antônio da Patrulha. A partir de 1º de junho de 2024, a emissora está sob nova direção. Prestes a completar 75 anos de fundação em 22 de agosto, a emissora inova sob a liderança do Grupo Maristela, proprietário da Rádio Maristela 106.1 FM e do Jornal do Mar, conceituados veículos de comunicação de Torres.
Com essa mudança, a Rádio Itapuí seguirá sua essência, porém com uma nova história e uma série de investimentos, que englobam aspectos relacionados à programação, ao jornalismo e à infraestrutura técnica e física da Itapuí.
Os ouvintes da região de Santo Antônio da Patrulha que sintonizam 100.3 FM notarão algumas novidades. Segundo o gerente do Grupo, Jedson Teixeira, diversas melhorias na emissora garantirão que a Itapuí continue a cumprir sua missão junto ao povo patrulhense e alcance toda a região do Litoral Norte, em rede à Rádio Maristela em alguns programas, especialmente os de jornalismo.
“Com a nova gestão da Itapuí, foi possível realizar investimentos em tecnologia, incluindo novo processamento de áudio, proteção contra falhas de energia, renovação do estúdio e do transmissor, aquisição de câmeras para um novo sistema de transmissão ao vivo, atualização de computadores, microfones, celulares, estação meteorológica, servidor, console de áudio, entre outros… uma rádio renovada, mantendo, por enquanto, o mesmo endereço”, revela Jedson.
Além das melhorias nos equipamentos, a equipe da Itapuí que permaneceu recebeu treinamento, e novos colaboradores estão se juntando à equipe. Eles receberam uniformes, crachás e melhorias no ambiente de trabalho, proporcionando condições de trabalho e bem-estar aprimoradas.
Quanto à estrutura física da emissora, a Itapuí permanece no mesmo endereço, na Avenida Coronel Victor Villa Verde, nº 491, no Centro, mas uma nova sede está prevista no bairro Pitangueiras, próximo à igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Além disso, a Rádio Itapuí contará com uma programação atualizada, portal de notícias, unidade móvel e tenda inflável para eventos.
Desde que passou a estar sob o comando do Grupo Maristela, outra novidade percebida pela audiência é a atuação em várias plataformas, permitindo que os internautas acompanhem toda a programação em áudio e vídeo através do portal da rádio – https://radioitapui.com.br e interagem pelas redes sociais no Instagram e Facebook pelo @itapuifm.
HISTÓRIA DA ITAPUÍ
A história da Rádio Itapuí começou em 1949. Em 22 de agosto daquele ano, entrou no ar a Rádio Sulina Ltda., operando em ondas médias na frequência de 1590 kHz e com potência de 100 watts no transmissor. Seus estúdios ficavam na Cidade Alta, ao lado da Praça da Matriz. Foi a primeira emissora de rádio do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os irmãos Salomão e Isaac Ioshpe, proprietários da Rede Sulina de Emissoras, foram os fundadores, nomeando o Mário Póvoas como diretor, um técnico em radiodifusão responsável pela montagem do equipamento. Posteriormente, este diretor tornou-se o proprietário da emissora.
Essa primeira fase durou até 1956, quando um grupo de 18 patrulhenses adquiriu a rádio. O Padre Albino Ruwer, pároco da Paróquia Santo Antônio, na cidade Alta, assumiu a direção, enquanto Antônio Gomes Ferreira, conhecido como “Antônio Padeiro”, cuidava da gerência. A razão social passou a ser Rádio Sulina Santo Antônio Ltda. Os estúdios foram transferidos para o porão do salão paroquial da igreja Santo Antônio por razões econômicas e influência do padre Albino. Em 1967, a Sulina foi reorganizada, com uma nova sociedade de 83 cotistas, a maioria patrulhenses, assumindo a emissora, agora chamada de Sociedade de Radiodifusão Patrulhense Ltda., com o professor Carlos José Sillero como presidente e Francisco de Oliveira Salazar como diretor comercial.
Um diretor artístico vindo de Porto Alegre, o jornalista Rubens Pinto, foi contratado para reformular e dinamizar a programação, acompanhado de sua esposa, Juraci. Foram introduzidos importantes inovações, como o radiojornalismo e até mesmo o rádio teatro. A atual denominação de Rádio Itapuí foi adotada em 1975. Um novo sistema irradiante foi instalado em Passo dos Ramos, juntamente com um transmissor de 250 watts na frequência de 1580 kHz.
SIGNIFICADO DE ITAPUÍ
O nome “Itapuí” foi escolhido em homenagem ao Rio dos Sinos, que tinha essa denominação primitiva na língua tupi-guarani. Segundo o estudioso Oscar Piconez, a palavra “itapuí” significa “água da bica”. Nesse período, em 1978, Nelcy Adão de Souza assumiu como diretor, após ingressar como funcionário em 1962, coincidindo com a data do aniversário da rádio. O professor Carlos Sillero permaneceu na presidência até 1985. Durante esse período, a frequência foi alterada para 1170 kHz e, mais tarde, a potência foi aumentada para 1000 watts. Em 1998, o sistema irradiante atual foi instalado às margens da ERS 474.
Em 8 de junho de 2023, precisamente às 13h22min, o sinal AM foi desligado após mais de 73 anos no ar. No dia seguinte, 9 de junho de 2023, às 14h22min, após a conclusão das alterações no sistema irradiante e a ativação do novo transmissor, a emissora começou a transmitir em FM, na frequência 100.3MHz. Dando continuidade a essa história, em 1º de junho de 2024, o Grupo Maristela assume a gestão da emissora, elevando-a a um novo patamar em emissoras de rádio modernas. Com um compromisso renovado com a qualidade, inovação e serviço à comunidade, a Rádio Itapuí FM está pronta para continuar sua trajetória de sucesso, mantendo-se como uma voz confiável e essencial para os habitantes de Santo Antônio da Patrulha e toda a região do Litoral Norte gaúcho.