Na avaliação do Promotor de Justiça de Santo Antônio da Patrulha Dr. Camilo Santana a Operação Retomada desfechada pelo Ministério Público com o apoio de efetivos do 18º BPM, “foi extremamente bem sucedida no objetivo principal que era identificar os integrantes da facção criminosa que atuava no Residencial Santo Antônio e iniciar a retomada dos imóveis ocupados pelo tráfico de drogas”. O representante do MP disse que isso demonstrou que a parceria entre o Ministério Público e a Brigada Militar trouxe resultados efetivos para a população.
ORIGEM
Camilo Santana disse que já estavam sendo feitas muitas denúncias dos moradores. “E o início da operação se deu a partir de relatórios de Inteligência da Brigada Militar”. Acrescentou o promotor que todos os presos na oportunidade foram encaminhados ao sistema prisional. “Tivemos prisões preventivas em decorrência de ordem judicial e também prisões em flagrante no dia da operação, num total de 20”.
BLOQUEIO DOS APARTAMENTOS
Camilo Santana revelou, em relação aos apartamentos que estavam sendo ocupados pelo tráfico, que inicialmente foi pedido o bloqueio judicial de 10 imóveis. “Estamos analisando a situação de outros 10. Aqueles que tiverem vendido ou alugado para o tráfico seguramente perderão os apartamentos”.
EXECUTIVO E LEGISLATIVO
Falando sobre a presença do Executivo e do Legislativo no Residencial Santo Antônio no final da operação, o Dr. Camilo Santana esclareceu: “A finalidade foi a de buscar a participação de todos os Poderes nessa luta. Após a retirada dos criminosos do local contamos com o apoio do Executivo e do Legislativo na implementação de políticas sociais no Condomínio. E vimos que os demais Poderes se mostraram engajados”.
Sobre o fato de famílias sofrerem com a ação do tráfico, o Promotor de Justiça disse que o Ministério Público está atento à situação, o que ficou demonstrado pela ação realizada.
AÇÕES VÃO PROSSEGUIR
Frisou Camilo Santana que outras medidas de natureza preventiva e repressiva deverão acontecer e que a própria Brigada Militar reforçou o policiamento no local.
Sobre posicionamentos de pessoas afirmando que muitos dos presos nestas operações, pouco depois ganham a liberdade, o representante do Ministério Público afirmou: “Infelizmente temos visto situações como essa no âmbito do Tribunal de Justiça. Mas cabe destacar que o Judiciário local, na pessoa do Dr. Felipe Roberto Palopoli, tem sido rigoroso com a criminalidade organizada”.
PARCERIA
Por fim, o Dr. Camilo Santana Enalteceu a parceria com a Brigada Militar nas pessoas do Tenente-Coronel Humberto Medeiros e do Major Fábio Hax do CRPO Litoral, bem como a disposição do Prefeito Rodrigo Massulo e dos nossos vereadores em contribuir com uma agenda social de forma a impedir o retorno do tráfico ao Condomínio. “Essa união tem o poder de transformar aquela realidade”, finalizou.
A foto da jornalista Jussara Pelissoli documenta o instante em que o Promotor de Justiça conversava em seu gabinete com o prefeito Rodrigo Massulo, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho e o presidente da Câmara Vereador André Selistre sobre a necessidade da adoção de políticas sociais no condomínio.