Projeto contribui para moldar o caráter de crianças dos nove aos doze anos

Há um projeto idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, cujo principal objetivo é oportunizar à criança em idade escolar, uma formação que se desenvolve paralelamente ao ano letivo.
Trata-se do Bombeiro Mirim, que reúne crianças situadas na faixa etária dos nove aos doze anos e que estejam frequentando a escola. Preferencialmente se oportuniza a chance para filhos de famílias de renda mais baixa ou então em situação de vulnerabilidade social.
Em Santo Antônio da Patrulha há dois bombeiros militares, ambos com o mesmo sobrenome e, coincidentemente com o mesmo nome de guerra, que se voluntariaram para a execução do projeto.
São eles Wagner, já lotado há alguns anos no quartel local e Hilton, este, oriundo de Terra de Areia, onde desenvolveu o projeto em 2018, só parando no começo de 2019 em função da pandemia. Lá, no primeiro ano o número de crianças, estipulado em 30, foi pequeno, mas no ano seguinte faltaram vagas. No entanto, o limite é de 30 alunos para melhor aprendizado por parte da turminha de crianças.

INCENTIVO
Em Santo Antônio as inscrições estiveram abertas no CRAS e foram encerradas nesta terça-feira, sendo completadas as 30 vagas existentes, conforme informou o Tenente Joel Cardoso, comandante do CBM local. Há total incentivo daquele Oficial, que comanda a unidade local do CBM, porque sempre foi seu desejo, repassado aos comandados, de uma aproximação, cada vez maior, da comunidade.
E o interesse é tanto, que os bombeiros já conseguiram reunir, no município de Caraá, na Escola Municipal Pedro José de Borba, localizada em Caraá Central, 35 entusiasmadas crianças com o projeto, tendo recebido integral apoio da diretora do Colégio, professora Clair Ramos Moro.

EM SANTO ANTÔNIO

Aqui na sede deverá acontecer a mesma coisa e tanto aqui como em Caraá, as crianças terão aulas sobre militarismo, ordem unida, exercícios físicos, primeiros socorros, combate a incêndio e matéria vinculada ao bombeiro militar, tudo isso dentro da hierarquia e disciplina existente dentro do quartel, como explica Hilton.
Wagner tem sido um entusiasta do projeto e juntamente com o colega Hilton, quer oportunizar a que crianças de Santo Antônio e Caraá, tenham a oportunidade de participar desse curso que certamente irá moldar o seu caráter para se tornarem homens responsáveis no futuro. O curso começa este mês, se encerrando em dezembro.

TRANSFORMAÇÃO

Hilton explica, citando o exemplo de Terra de Areia, que no começo havia até mesmo crianças que não sabiam amarrar o cadarço dos sapatos. No final, a mudança foi tão expressiva que eles quase não reconheciam aquele aluno, ou aluna que começou, muitas vezes de forma tímida, mas com o desejo de aprender para se tornar, desde a infância, úteis às suas comunidades.
O tenente Cardoso tem sido um grande defensor dessa modalidade de educação, que é ministrada dentro do currículo escolar, porque o progresso surge a olhos vistos no decorrer do curso.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade