Presidente do CDCA fala sobre papel do Conselheiro e importância do trabalho

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Analice Costa, na entrevista que concedeu à Folha Patrulhense juntamente com Mônia Santos, Psicóloga e Presidente da Comissão Eleitoral, e Ana Cristina Salazar, Servidora Pública e Vice-Presidente da Comissão Eleitoral, explica que os conselheiros tutelares atuam de diversas e importantes formas, mas em suma, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Salienta Mônia Santos que as sessões foram aglutinadas por uma questão de organização junto ao Tribunal Eleitoral, a fim de possibilitar a utilização da urna eletrônica, dando mais lisura às eleições. Apesar disso, na medida do possível, as sessões foram distribuídas de forma que cada eleitor tenha um local de votação próximo de si, como dito, dentro da quantidade de urnas ofertadas pelo TRE.
A apuração ocorrerá no mesmo dia, junto à Câmara de Vereadores, sendo possibilitado, claro, a presença de um fiscal por candidato. A divulgação do resultado oficial será no dia seguinte: dois de outubro.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente juntamente com a Comissão Eleitoral – destaca Ana Cristina Salazar – deixa uma mensagem de conscientização para todos os eleitores patrulhenses para que no dia 01 de outubro compareçam às urnas e votem, exerçam sua cidadania.
Em que pese, nesse caso, a votação não seja obrigatória, o papel do Conselho Tutelar é fundamental para o atendimento das Crianças e Adolescentes, refletindo nas famílias e comunidade em geral. Uma atuação efetiva do órgão pode ser determinante, por exemplo, na vida de uma criança vítima de violência ou em qualquer situação de vulnerabilidade. Conselho Tutelar é linha de frente e por isso seus representantes precisam ser escolhidos com consciência pela população.
“Não podemos deixar de agradecer a Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Dra. Graziela Veleda por todo amparo durante esse processo e a Folha Patrulhense por mais esse espaço dedicado à conscientização e esclarecimento aos Patrulhenses. Por fim, agradecemos ao Cartório Eleitoral por todo apoio e orientação, ficando nosso desejo de que a votação ocorra com tranquilidade e respeito, assim como a reta final da campanha,” finalizam nossas entrevistadas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade