Prefeitura realiza 1ª Audiência Pública do Novo Plano Diretor

A Prefeitura de Gravataí realizou a 1ª Audiência Pública do Novo Plano Diretor de Gravataí, na noite desta quarta-feira, 29, no Plenário da Câmara de Vereadores. A ação lançou o processo de elaboração do novo sistema de leis urbanísticas do município, que regulamentará as áreas urbana e rural, tem previsão de duração de 18 meses e é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR) e pelo Consórcio Cadaval – CidadeViva, que venceu os procedimentos licitatórios da Concorrência Pública N° 007/2020 para sua elaboração, por meio do Contrato de Prestação de Serviços CPS n° 044/2021.

O prefeito Luiz Zaffalon participou da abertura do evento cujo tema foi a apresentação do Plano de Trabalho e do Núcleo Gestor do projeto. “Hoje, estamos de parabéns por termos tanta gente participando desta audiência e interessados por esse tema que impacta na vida de todos”, disse o prefeito, se referindo ao grande público que compareceu na audiência, que contou com o cumprimento dos protocolos sanitários e com a capacidade reduzida no plenário.

Zaffa lembrou que o Plano Diretor em vigor tem 21 anos de existência e que, por isso, se faz tão necessária a sua atualização. “Agora, a cidade tem outra vida, outra lógica. Tem outra maneira de fazer economia. Hoje, somos referência para o e-commerce no estado, somos um polo de logística e de distribuição. Por isso, atualizar os parâmetros para direcionar esse crescimento é fundamental”, ressaltou o prefeito, lembrando que as audiências públicas são o lugar certo para que a cidade seja amplamente discutida. “É aqui que vamos corrigir os defeitos da cidade. É daqui que sairá uma nova Gravataí.”

De acordo com o secretário da SMDUR, Claudio Santos, é a partir deste plano que será definido como a cidade vai crescer. “Além do estabelecimento dos parâmetros e diretrizes para ocupação do território, precisamos da ajuda da população para discutirmos o futuro da nossa cidade. É necessário entendermos todo o processo de elaboração do Novo Plano Diretor”, afirmou. Ele ainda informou que, adicionadas às seis audiências públicas, também ocorrerão oito reuniões, em vários locais da cidade, para discussões focadas em cada região.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira, parabenizou o prefeito Zaffa por abraçar mais esse desafio e agradeceu a participação de todos os presentes. “Essa é a primeira vez que o plenário está aberto para o público após o início da pandemia. Fico muito feliz em ver todos aqui, preocupados em construir uma nova Gravataí. Sei que o Zaffa tem a capacidade de levar esse projeto adiante. Temos em nossas mãos a oportunidade de desenhar a cidade que tanto amamos e temos o dever de fazer esse projeto chegar a todas as regiões da nossa cidade”, concluiu.

A representante do Consórcio Cadaval – CidadeViva, a arquiteta Mônica Cadaval, afirmou que a construção do Plano Diretor será um desafio. “Gravataí é uma cidade de realidade complexa. Para chegar a uma proposta, é preciso fazer um diagnóstico em vários aspectos que se entrelaçam no território. Aspectos ambientais, socioeconômicos, questões relacionadas ao saneamento, mobilidade, patrimônio cultural, entre outros”, complementou. De acordo com ela, além dos estudos técnicos, também serão necessários levantamentos de percepção da população, ou seja, um diagnóstico comunitário.

Uma equipe técnica, composta por representantes de todas as secretarias municipais e órgãos ligados ao executivo municipal, já foi criada, por meio de decreto. Além disso, foi instituído o Núcleo Gestor do Plano Diretor, composto por 22 entidades representativas do Conselho Municipal do Plano Diretor. Já a arquiteta da SMDUR, Sara Tibola, apresentou todos os componentes do grupo de trabalho e reforçou que todas as informações referentes ao Novo Plano Diretor estão no site https://gravatai.atende.net/subportal/novo-plano-diretor-municipal-novopdmgravatai
Após a apresentação, foi aberto espaço para perguntas e explanações dos participantes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade