As obras de duplicação da ERS-030 no perímetro urbano de Santo Antônio da Patrulha recomeçarão nos próximos dias.
Ao confirmar esta notícia, já divulgada pela FOLHA PATRULHENSE, o prefeito municipal disse estar muito feliz com o visual da ERS-030, a partir dos dois primeiros trechos já duplicados.
RECURSOS
Rodrigo Gomes Massulo disse ser importante salientar que o trecho um foi realizado com recursos federais com ampla contrapartida dos cofres municipais, vindos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Já o trecho dois foi com recursos do Estado do RS através do programa PAVIMENTA com recursos captados pela atual gestão, quando foi cadastrado o projeto no Estado no ano passado através do edital do Pavimenta, na ocasião em que fomos contemplados e contrapartida também do município.
O trecho três cujas obras vão começar ainda este mês, será financiado pela Caixa Econômica Federal que a atual gestão captou no final do ano passado.
LICITAÇÃO SERÁ ABERTA AMANHÃ
Amanhã, dia 11 de novembro, se saberá quem será o vencedor da licitação para o trecho três e em aproximadamente dez dias depois reiniciam as obras daquele percurso da rodovia.
Massulo tranquiliza os comerciantes quanto ao período de natal: “Vamos sentar com a empresa vencedora para alinhar as obras de modo que elas não atrapalhem o fluxo do comércio neste período importante, que é o natalino. Portanto, nossa intenção é iniciar as obras pelo lado esquerdo, que é onde há menos estabelecimentos comerciais, iniciando pela drenagem (escavação) e isso não vai interromper o trânsito neste primeiro momento e trabalharemos no sentido de que não seja interrompido até o natal. Depois ela seguirá em frente a todo o vapor. O trecho três vai da altura das Lojas Colombo, do ponto onde encerra o trecho dois até a ponte do arroio Pitangueiras, passando pelo Pátio Urbano”.
SEM MUDANÇA ESTRUTURAL
O prefeito disse que não haverá mudança estrutural e a rótula continuará existindo. Inclusive com um corte no meio, porque a ciclovia passará por dentro da rótula. “Tranquilizo a população e peço a compreensão de todos porque as obras dos dois primeiros trechos ainda não estão prontas. Quanto a algumas dúvidas, quero frisar que esses trechos ainda precisam de sinalização e com a iluminação a LED, o local ficará melhor iluminado para segurança, tanto de motoristas, como de pedestres. Ela ainda não foi pintada, porque os postes não foram deslocados. A medida que forem retirados, a pintura na via vai ser feita. A via terá, inclusive, setas e sinalizações pintadas no asfalto.
POSTES
O deslocamento dos postes que estão dentro do trecho duplicado, começou a ser feito neste domingo (6). São os de telefonia e internet.
E já há processo licitatório para contratar quem irá deslocar os postes da CEEE.
CIDADE ILUMINADA
O prefeito afirmou que 1.500 pontos de luz da cidade vão receber iluminação de LED. Trata-se de um projeto com investimento de 1,5 milhão de reais para a troca das luminárias.
Além das avenidas duplicadas, inúmeras ruas serão beneficiadas com este tipo de iluminação.
Quando os três trechos estiverem totalmente duplicados, quem estiver na frente da Taqi, terá uma visão de toda a área duplicada até a ponte de Pitangueiras.
E após o trecho três, serão buscados recursos para a duplicação do trecho 4 que vai até à praça da igreja Nossa Senhora da Boa viagem.