Circulando incansavelmente durante todo o período da FENACAN, sem ter esboçado uma imagem sequer de cansaço, muito pelo contrário: de entusiasmo por tudo o que aconteceu na 36ª FENACAN, Rodrigo Massulo apresenta uma fisionomia de um prefeito que cumpriu plenamente sua missão:
“Avaliar a 36ª FENACAN não é tarefa muito fácil, diante de tantos avanços que tivemos em relação à edição anterior. Mas o que fica, fundamentalmente, é um sentimento de gratidão por todos os que acolheram a nossa ideia de fazer uma festa plural, abrangente e que permitisse que todos os setores da sociedade se sentissem representados, do xadrez aos lançamentos de livros, das rapaduras até o chope, do artesanato até os negócios imobiliários, do violão e voz até show nacional, buscamos contemplar a muitos segmentos e atender aos diversos públicos, com isso, fomentamos a economia, o turismo e a cultura. Nesse contexto, tivemos um retorno muito positivo também dos patrocinadores que aliaram suas marcas ao universo FENACAN”.
APROVAÇÃO
Ao ser indagado sobre como está recebendo a esmagadora aprovação dos visitantes ao que viram na FENACAN, Massulo disse receber “como um “sim” da minha terra. Santo Antônio aprovou a FENACAN dentro da proposta apresentada pelos seus realizadores. E quando menciono realizadores, me refiro à comissão organizadora, da qual fazem parte servidores de todas as secretarias e entidades representativas de diversos setores da sociedade.”
LIÇÕES
Rodrigo Massulo, ao ser perguntado sobre lições tiradas da grande festa afirmou:
“O evento foi um sucesso, mas não temos a pretensão de acreditar que não existem gargalos a serem superados. Já temos programada uma reunião de avaliação com a organização, para a qual levaremos a pesquisa aplicada entre os expositores, com a finalidade de avaliarmos onde temos que atuar com mais força para melhorar a estrutura. A grande lição é que saber ouvir a quem está diretamente envolvido com o evento, ainda é o melhor caminho.”
AGRICULTURA
Sobre a participação da Secretaria Municipal da Agricultura, que teve amplo espaço na Fenacan, incluindo palestras, uma paella preparada por diversas entidades servida para cerca de mil pessoas, Rodrigo Massulo disse que foi a consolidação desse segmento da economia na festa e do real sentido de parceria. “A Agricultura Familiar e também a empresarial, através do Arroz e outros setores do agro, são a nossa cara. Santo Antônio da Patrulha precisa cada vez mais dar visibilidade para as atividades rurais e projetar esse aspecto tão representativo para o desenvolvimento econômico local. Registro aqui meu reconhecimento ao secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, pelo belíssimo trabalho de liderança e pelas parcerias com IRGA, EMATER, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural, Confraria do Arroz, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha. Não poderia deixar também de mencionar o trabalho de resgate feito pelo Museu Caldas Júnior, através da exposição “A História do Arroz em Santo Antônio da Patrulha”, uma verdadeira viagem no tempo”.
O GESTO QUE VIRALIZOU
Sobre a cena emocionante quando o prefeito e seu vice carregaram no colo uma menina com paralisia cerebral para poder conhecer pessoalmente seus ídolos Guilherme & Benuto, disse Massulo:
“Na verdade, foi muito espontâneo, Marcelo e eu observamos a presença da menina e o seu desejo de acessar os artistas e, imediatamente, tomamos a iniciativa de levá-la ao camarim. Assim, fomos abrindo o caminho e ela pode receber o carinho de Guilherme e Benuto. Foi muito bonito viver esse momento de alegria e inclusão.”
O AGRADECIMENTO
Ao final da entrevista de avaliação da FENACAN, o prefeito Rodrigo Massulo afirmou: “Eu gostaria mesmo é de repetir o que eu falei no palco minutos antes do show nacional: obrigado a todos! É difícil citar os nomes de entidades ou pessoas, sem ser injusto esquecendo alguém, então, deixo meu agradecimento ao diretor de Cultura e presidente da Comissão Organizadora, Aliston Oliveira, que trabalhou incansavelmente para que tudo acontecesse da melhor forma, e ao secretário Sérgio Airoldi, o Canário, que capitaneou toda a organização com muita habilidade, diálogo e capacidade de solucionar os problemas que surgiram de última hora. O Canário foi gigante! Para finalizar, deixo meu carinho para as soberanas Maria Alice Ramos e Julia Natasha Kraemer por terem sido incansáveis na divulgação da nossa Festa, a imprensa local que fez com que todo o patrulhense, mesmo quem não pode estar no Parque, acompanhasse a programação, e à Moenda da Canção que assinou conosco o projeto Santo Antônio em Festa, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.”