Numa grande mobilização popular, centenas de pessoas de Santo Antônio e de outros municípios se mobilizaram para ir em socorro dos atingidos pelo ciclone que causou grandes prejuízos em Santo Antônio da Patrulha e arrasou o município de Caraá.
Esta movimentação começou já no começo da madrugada de sexta-feira (16), quando veículos começaram a chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio e também ao salão comunitário São Luiz Gonzaga, no Bairro Bom Princípio para deixar todo o tipo de donativos, fossem roupas, colchões, acolchoados, cestas básicas, fardos de água porque muitas comunidades ficaram sem água. E como especialmente em Caraá muitas famílias ficaram sem casas que foram arrastadas pela água, estão havendo doações para a reconstrução e para que as famílias possam recomeçar suas vidas.
Estas doações ainda continuam acontecendo, como afirmam os bombeiros.
A prefeitura municipal tem sido incansável no sentido de melhorar as condições de habitabilidade dos moradores de Santo Antônio da Patrulha.
O trabalho de socorro foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil (ambas colaborando inclusive com helicópteros para agilizar o socorro), Exército, Marinha, Jipeiros, grupos de ciclistas e todos quantos puderam contribuir para que a ajuda chegasse o mais rápido possível.
A imprensa local, regional e nacional continua dando ampla cobertura à verdadeira tragédia em que se constituiu o ciclone.
Este extraordinário movimento de solidariedade tem servido de exemplo de como o ser humano se une quando seu semelhante é atingido por uma catástrofe.