Perícias médicas pelo INSS voltarão a ser realizadas em Santo Antônio a partir de março deste ano

As perícias médicas pelo INSS voltarão a ser realizadas em Santo Antônio da Patrulha a partir de março deste ano.
A informação foi transmitida ao vereador e secretário interino da Agricultura e Meio Ambiente Diego Portal e ao prefeito Rodrigo Massulo pelo secretário de Previdência do Regime Geral do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, que é de Santo Antônio.
Ele informa que a decisão decorre da audiência que teve com Diego e o prefeito Rodrigo Massulo, quando de audiência no começo de janeiro deste ano no gabinete de Massulo, quando ambos o colocaram a par da importância da retomada das perícias médicas na agência do INSS em Santo Antônio da Patrulha.
“Fiquei bastante comovido com o relato de vocês de que há grande dificuldade por parte da população local, sobretudo a mais idosa, inclusive das zonas rurais que precisa se deslocar para Taquara, ou Osório para as perícias médicas. Pois bem: a partir de primeiro de março o atendimento voltará a ser realizado na agência do INSS em Santo Antônio. O atendimento será prestado uma vez por semana e será avaliado o tamanho da demanda e se for necessário ampliaremos para dois, ou três dias, quantos forem necessários para atender a demanda da cidade.
No dia primeiro serão realizadas aproximadamente 40 perícias em dois turnos: pela manhã e à tarde”, afirma o secretário.
PREFEITO
“Quero agradecer ao secretário Adroaldo Portal pela atenção que nos deu quando aqui esteve e pela agilidade em resolver a situação. Esta é mais uma solicitação de anos de nossa população que, através de diálogo e de muito trabalho, conseguimos, finalmente, solucionar. Também agradeço ao intermédio do vereador Diego Portal, que possibilitou que tivéssemos essa conversa com o secretário pessoalmente, o que, claramente, fez a diferença para que o nosso pedido fosse aceito e resolvido com celeridade”, enfatizou Rodrigo Massulo.
COMO PROCEDER
Cada cidadão que tiver em mãos um atestado médico de afastamento médico por auxílio doença deve ligar no telefone 135 do INSS para agendar para o dia primeiro de março a sua perícia de benefício por incapacidade de auxílio doença, ou então outros tipos de perícias, como a do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou mesmo outras perícias médicas.
Adroaldo Portal coloca-se à disposição para que, seja prestado cada vez mais, melhor atendimento à comunidade patrulhense.
O problema sobre a necessidade de deslocamento de segurados da Previdência para outros municípios a fim de realização de perícias médicas, existia há vários anos e com esta importante determinação deste patrulhense que ocupa importante função no Ministério da Previdência, felizmente está sendo encontrada uma solução.
QUEM É ADROALDO PORTAL
Adroaldo da Cunha Portal é um patrulhense uma figura com experiência em cargos de liderança e assessoria política, tendo trabalhado como Chefe de Gabinete em diferentes contextos, incluindo no gabinete do senador Weverton Rocha, na Liderança da Bancada do PDT e no Ministério das Comunicações. Chefe de Gabinete do Líder da Bancada do PDT, de 2011 a 2015 e Chefe de Gabinete do Deputado Federal Pompeo de Mattos, de 1999 a 2011. Atualmente é Secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social.
DIEGO PORTAL FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA MEDIDA ADOTADA EM SANTO ANTÔNIO
Manifestando-se sobre a importante decisão adotada pelo Secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, o vereador Diego Portal disse reconhecer que a conquista de trazer as perícias do INSS para Santo Antônio da Patrulha é significativa para a comunidade local. “Isso representa um avanço importante em termos de acessibilidade aos serviços previdenciários, facilitando a vida dos residentes e promovendo seu bem-estar. Ao eliminar a necessidade de deslocamento para outras cidades em busca desses serviços, essa conquista pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, garantindo que eles recebam o suporte necessário em momentos de necessidade. Portanto, do ponto de vista objetivo, essa conquista é um passo positivo em direção à melhoria dos serviços públicos e ao atendimento das necessidades da população”.
O COMEÇO
Explica Diego Portal que tudo começou em uma conversa informal com o Secretário de Previdência Social, Adroaldo Portal.
“Durante essa conversa, discutimos a necessidade e aimportância de trazer de volta as perícias do INSS para Santo Antônio da Patrulha. Identificamos os desafios enfrentados pela comunidade devido à falta desses serviços localmente e concordamos sobre a urgência de buscar uma solução. Adroaldo demonstrou interesse e disposição em resolver o problema, e juntos buscamos formas de agilizar o processo de retorno das perícias para a cidade.
Para ele, a decisão de iniciar o atendimento uma vez por semana a partir de 1º de março é um avanço significativo e oferece tranquilidade inicial para os cidadãos que necessitam de perícias previdenciárias na região.
“É fundamental acompanhar de perto o progresso desse processo e continuar dialogando com as autoridades responsáveis para garantir que o serviço seja expandido gradualmente e mantido de forma consistente. Com o tempo, espera-se que a frequência e a disponibilidade dos atendimentos aumentem, atendendo cada vez mais às necessidades da comunidade”, disse o edil.
DIGNIDADE E JUSTIÇA SOCIAL
Disse Diego ser importante reconhecer o papel dos envolvidos nessa conquista, as autoridades públicas que apoiaram e facilitaram o processo. “O retorno das perícias do INSS não apenas proporciona comodidade aos cidadãos, mas também promove dignidade e justiça social, garantindo que aqueles que precisam de suporte previdenciário possam acessá-lo de maneira oportuna e eficaz. No entanto, é essencial manter um acompanhamento constante para garantir que essa conquista seja sustentável e que os serviços previdenciários atendam adequadamente às necessidades da comunidade ao longo do tempo”, concluiu.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade