A FOLHA PATRULHENSE publicou neste mês uma reportagem com o montanhista Jeferson Braga, que chegou há poucos dias ao cume do Monte Kilimanjaro (5.895 metros), em companhia de um grupo de amigos e apoiadores.
Sorriso, como é mais conhecido, é administrador de empresas formado na Faccat – Taquara/RS, Pós-Graduado em Marketing pela FGV e atualmente curso Pós-Graduação em Real Estate Management pela Universidade Naterre de Paris. Atualmente dirige 2 empresas de incorporação imobiliária em Gramado, a Urbinc Empreendimentos – voltada para a área de edifícios e bairros planejados e a Ownerinc S/A, startup focada em empreendimentos residenciais com uso compartilhado e serviços hoteleiros.
A CONQUISTA
Depois de um merecido descanso para recarregar as baterias para novos desafios, ele fala de sua experiência ao atingir aquele objetivo:
”Mais do que uma grande aventura na Tanzânia, um país Africano pouco conhecido, além do desafio de resistência física e psicológica, atingir o cume do Kilimanjaro (5.895m) foi uma grande emoção. Emoção por tudo que o nosso projeto Sete Cumes para Sofhia significa, pelo nosso propósito de trazer para a comunidade os aprendizados culturais, as maravilhas naturais e a importância que é conhecer, valorizar e gerir bem os recursos naturais do nosso planeta, assim como a nossa vida e propósito como seres humanos e sociais. Cheguei ao cume carregando um desenho feito pelos meus filhos Bento (3,5 anos) e Théo (1,5 anos), simbolizando toda uma geração que precisa conhecer o mundo, experienciar e entender o quão plural é a vida e a nossa gente”.
SETE CUMES
Sorriso explica que o projeto Sete Cumes para Sophia é um desafio que planeja conquistar os 7 Cumes mais altos em cada continente. “Então a programação é atingirmos um cume ao ano. No próximo ano, em meados de agosto, nossa expedição pretende chegar ao monte Elbrus, na Rússia, montanha mais alta da Europa”.
Mas esta, não é a sua primeira escalada, como explica: “Estivemos na Cordilheira dos Andes em janeiro deste ano (2023), onde subi o Cerro Bonete (5.100m), montanha vizinha ao gigante Aconcágua (6.961m), esse que foi alcançado com sucesso pelos amigos Henrique Thomas e o guia Henrique Frank”.
EMOÇÃO
Perguntado sobre qual a sensação que teve ao chegar ao cume do Kilimanjaro e o que passou por sua cabeça naquele momento, ele disse ter sido uma grande emoção e sensação de dever cumprido. “Um sentimento que, com um propósito, planejamento, determinação e gente boa, todo sonho é possível.
Naquele momento sentimos que estamos vivos, no jogo, protagonizando a nossa história. Passa um filme em nossa cabeça: pensamos em nossas famílias, na fragilidade do mundo e da natureza, bem como em todas as pessoas que viajam conosco por meio das histórias, imagens, vídeos e aprendizados. O sentimento é de motivação por seguir caminhando, passo por passo, rumo às nossas montanhas pessoais, profissionais e sociais/coletivas.”
ACOMPANHANTES NA ESCALA
Acompanharam o montanhista na escalada mais quatro brasileiros, entre eles a fotógrafa Maria Alberici, o guia Henrique Frank, o advogado e pai da Sophia – Henrique Thomas, além do amigo Cléber Severo, e mais 23 aguerridos Tanzanianos, entre eles o experiente guia Mark, que fizeram parte do staff de apoio. “Então éramos 28 pessoas no grupo.”
OBJETIVO
Jeferson Braga diz que o principal objetivo como montanhista é compartilhar as experiências adquiridas no planejamento e execução das expedições. “Além de chamar atenção para a fragilidade e a beleza da natureza e a importância de conhecermos o mundo e suas culturas com nossos próprios olhos”, completa Sorriso.
“Também tentamos levar um pouco de alegria por onde vamos, como fizemos numa ação no orfanato Amani, na cidade de Moshi, base de onde saímos para subir o Kilimanjaro, com brinquedos, doces, brincadeiras e muito aprendizado com as 52 crianças do projeto.
Penso que podemos, como nossos feitos, motivar outras pessoas a se desafiarem, seja através do esporte ou mesmo de projetos pessoais. Nosso proposito é ajudar a melhorar o mundo com ação, amizade e boas histórias!”
Por fim, Sorriso pede que os que tomaram conhecimento de sua aventura, no sentido de que sigam a rede social do projeto. “Conheçam mais e interajam conosco pelo Instagram em: @setecumesparasofhia.”