OS 70 ANOS DA MASAL: Masal – de uma semente plantada há 70 anos, um grupo que tem como tradição a sua força no campo e na cidade

A MASAL nasceu em 31 de março de 1953, quando Santo Antônio da Patrulha era ainda um município com forte vocação arrozeira e de produção de derivados da cana-de-açúcar.
Foi através da visão empreendedora de Leonel Barcellos, que já antevia um futuro promissor para o município, que juntamente com mais 23 sócios, fundou a MASAL – Máquinas Agrícolas Santo Antônio da Patrulha Ltda.
No começo eram 23 operários e a produção inicial foi de 54 trilhadeiras.
Como o projeto elaborado por Leonel Barcellos era bastante aperfeiçoado ao que até então existia nas lavouras para a colheita do arroz, a produção inicial teve imediata aceitação por parte dos arrozeiros, o que motivou a nova empresa a impulsionar a produção.
Como era necessário um equipamento destinado a transportar o cereal colhido, Leonel projetou o Carroção Agrícola, a Adubadeira em Linha e o Carro Tanque.
Com isso a projeção foi instantânea e a MASAL alçou novos voos, chegando ao mercado nacional e internacional.
Mas a diversificação não parou com estes produtos.
Na década de 60 ela colocou no mercado a Semeadeira a Lanço, e nos anos 70 a Carreta Graneleira e a Colheitadeira Auto-Motriz.

MUDANÇA DE RUMOS
Em 1983 o empresário Cláudio Afonso Amoretti Bier, homem de grande visão comercial, chega à MASAL quando aquela empresa passava por sérias dificuldades financeiras que quase decretaram a sua falência. Desde então Claudio assumiu a presidência do Grupo.
Com uma equipe de colaboradores arregimentados na comunidade, deu-se continuidade no empreendimento, diversificando a produção, passando a produzir guindastes veiculares, além de outros equipamentos utilizados nas cidades.

AS NOVAS UNIDADES
Em 2001, Bier incorporou ao grupo a Jacuí de Cachoeira do Sul. Um ícone em máquinas agrícolas e detentora de muitos prêmios. “Hoje temos orgulho de ver a Jacuí associada ao Grupo Masal”, comemora o empresário, que confirma seu espírito empreendedor, buscando excelência na qualidade dos produtos MASAL, modernização, design e competitividade no mercado investiu numa nova fábrica, a filial Masal em Farroupilha, o Estaleiro Colorado e mais recentemente a GADIMA – Indústria e Comércio, localizada em Santo Antônio da Patrulha.

O HOJE E O AMANHÃ
Nestes setenta anos, o Grupo MASAL leva tecnologia e força, tanto ao homem do campo, facilitando sua luta diária na lavoura, quanto na cidade, contribuindo para a agilidade nas mais variadas atividades urbanas.
Todos os componentes por ela utilizados na fabricação de máquinas e demais implementos, são de produção própria. Além disso dispõe de engenheiros altamente capacitados, com o que supera os padrões normais de exigência em resistência e durabilidade, projetando e construindo máquinas de alta performance que facilitam o trabalho dos homens na construção de um grande futuro.
Hoje o nome Masal está presente em praticamente todos os Estados e também no Exterior, como na China, onde negociações feitas pelo Grupo Masal fizeram com que a empresa patrulhense se solidificasse financeiramente, estando hoje numa excelente situação financeira.
Além disso, é oportuno lembrar que os aproximadamente 300 colaboradores são considerados como uma grande e unida família que projeta a empresa cada vez mais em um futuro promissor.
Por isso é que o slogan “Masal – nossa força é tradição” se confirma cada vez mais tornando o Grupo um orgulho para Santo Antônio da Patrulha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade