Participantes do Hortas Comunitárias iniciam a colheita dos primeiros frutos

Após os primeiros participantes do projeto Hortas Comunitárias, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD), plantarem, chegou a hora da colheita dos alimentos. No início de dezembro, os integrantes da Associação dos Moradores do Parque dos Eucaliptos (AMPE) haviam feito o plantio na sede da associação.

No dia marcado para a primeira colheita, famílias inteiras se colocaram ao redor dos canteiros para retirar da terra os primeiros resultados do projeto-piloto. A primeira-dama Marlene Zaffalon, que foi a idealizadora do projeto, destacou que este sempre foi o objetivo: unir a comunidade em prol de uma alimentação mais saudável e de fácil acesso. “Que alegria ver as pessoas colhendo os frutos desse projeto. Nós auxiliamos nos primeiros passos e desejamos que, a partir de agora, os associados despertem o sentimento de cuidar e cultivar novos alimentos no local”, disse Marlene.

Com o auxílio dos servidores das secretarias envolvidas, foram plantadas mudas de alface, beterraba, alecrim, entre outras espécies nativas, doadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Antes do plantio, os moradores passaram por uma capacitação para o devido cuidado com a horta. O treinamento, que ocorreu em outubro de 2021, tratou desde métodos de cultivo até formas de captação de água para a irrigação.

De acordo com a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, que, junto à primeira-dama, está à frente da iniciativa, esta foi a primeira associação a receber o projeto, que deve ser estendido a outras, ao longo do ano.
Além do GPD e da SMAA, estão participando do projeto as secretarias municipais de Governança e Comunicação Social; de Habitação; da Família, Cidadania e Assistência Social; para Assuntos de Segurança Pública; de Serviços Urbanos; de Obras; da Saúde; da Educação e do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade