Com uma localização estratégica e legislação que incentiva e apoia a inovação e o desenvolvimento tecnológico, o município de Gravataí, juntamente com o Prado Bairro-Cidade, dão início, nesta quinta-feira (9/12), às obras do PradoTech. O Parque Tecnológico, que terá 30 mil metros quadrados, futuramente deverá abrigar 120 empresas âncoras e startups, e gerar 5 mil empregos de alto valor agregado. O investimento previsto é de R$ 200 milhões.

A primeira entrega do PradoTech fica pronta no primeiro trimestre de 2022. É a Casa das Startups. Lá, estará sediada a incubadora de base tecnológica sob gestão da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec). Em outubro deste ano, a prefeitura de Gravataí e a incubadora da UNISINOS assinaram o contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de startups no Estado, oportunizando a participação de empresas de base tecnológica.

“Inovação, ciência e tecnologia são o futuro. Um município pujante como Gravataí já está se preparando para isso. Nossa legislação é moderna e estamos permanentemente adaptando para estar nesse mercado. Um pólo de inovação no município, com a iniciativa privada, é tudo o que precisamos. É a concretização de um sonho: levar Gravataí, uma cidade de vocação industrial, para o caminho da Inovação tecnológica”, destaca o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.

Na Casa das Startups, também estará instalada a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí. A intenção é agilizar os processos e aproximar-se dos empreendedores, na lógica one stop shop (balcão único). No local, haverá espaço para dez startups incubadas pela Unitec, coworking, espaço para outras 20 startups, salas de reuniões, arena de inovação e eventos de conexão com grandes empresas, iniciativas de impacto e negócios inovadores. Também haverá infraestrutura integrada com cafeteria, recepção, segurança e outros espaços compartilhados.

“O PradoTech vai mudar completamente o ecossistema de Gravataí e a matriz econômica será bastante impactada por esse trabalho que está sendo desenvolvido. Gravataí tem um cenário de educação muito forte. Já estamos pré-acelerando 20 empresas, no Programa Gravataí Startup, e, temos aí um embrião para acelerar o crescimento desse Parque Tecnológico”, acrescenta Selma Fraga, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí.

Integração entre governo, empreendedor, academia e sociedade

A partir do conceito da quádrupla hélice para sua implantação — governo, empreendedor, academia e sociedade —, o PradoTech irá conectar a nova economia e os negócios tradicionais, estimulando a inovação e contribuindo para o crescimento regional.

“Gravataí tem a melhor lei de inovação do Estado. Ter um Parque Tecnológico é a garantia de empregos de valor agregado e geração de impostos. O posicionamento do município muda a relação das pessoas com a cidade. Atrai investimentos e ajuda o Brasil a se conectar no contexto das novas economias”, destaca Susana Kakuta, que atua no projeto.

Na avaliação do presidente da Domus Urbanismo e investidor do Prado Bairro-Cidade, Carlos Gerdau Johannpeter, trata-se de um projeto que trará grande relevância empresarial e tecnológica nos campos de atuação. “O Prado é um lugar único. E nos traz a oportunidade de construir um ambiente de inovação e a criação de novos negócios, geração de empregos e educação. Algumas verticais já definidas são nos campos da Nanotecnologia, Internet da Coisas, Inteligência Artificial, energia e baterias, Robótica e na área Biomédica. Buscamos escrever um capítulo importante na história do Rio Grande do Sul e do Brasil”, pontua.

O lançamento do Parque Tecnológico do Prado e da pedra fundamental da Casa das Startups será nesta quinta-feira (9/12), em cerimônia para convidados.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade