A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reüs, está comemorando uma conquista histórica para aquele tradicional Educandário, quando o aluno João Pedro Borges da Silva, do 9º ano, recebeu a Medalha de Ouro – Nível Nacional na Maratona Tech.
Ao mesmo tempo, a escola também comemora a Medalha de Bronze conquistada pela aluna Brenda de Menezes (Turma 81) e o reconhecimento nacional do trabalho destaque de João Pedro entre os três melhores do Brasil no nível 2 (8º e 9º ano), com os alunos sendo orientados pelas professoras
Amanda Peixoto e Márcia Vanessa Batista.
A premiação foi entregue em São Paulo, sendo que todas as despesas foram pagas pela organização do evento.
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO
Conforme o diretor da Escola, a Maratona Tech é a maior competição de tecnologia entre escolas públicas do Brasil. “São mais de 20 mil estudantes e mais de 1700 escolas inscritas de todo país. Apenas 10 instituições alcançaram o nível ouro e a Escola Padre Reüs é uma delas”, explica o professor Luís.
A cada ano muda o local de premiação e este ano foi em São Paulo.
O professor acrescenta que o convite para participar veio através da SEDUC no mês de julho e as professoras de Matemática Amanda Boeira Peixoto e de Geografia Márcia Vanessa Batista, abraçaram a ideia.
Foram inscritos 70 alunos dos 8° 9° anos. A competição têm 3 níveis: 6° e 7°, 8° e 9° e Ensino Médio. A Escola participou nos níveis 2, 8° e 9°.
“Os trabalhos foram sobre Inteligência Artificial e desenvolvimento de aplicativos que ajudassem a melhorar o cotidiano da sociedade”, disse Luís.
O trabalho de João Pedro consiste em um APP de alerta a enchentes e o de Brenda, sobre previsão do tempo.
“A repercussão foi muito boa entre alunos e professores, todos muito felizes com o resultado do trabalho. E um resultado assim, influencia outros alunos a se superarem e a buscarem também esse reconhecimento”, afirma o diretor que conclui: “É motivo de muito orgulho para Escola, pois é uma competição nacional que coloca a Escola em evidência e comprova que o trabalho desenvolvido é de excelência e que estamos no rumo certo.”
PROFESSORAS
A professora Amanda comemora afirmando: “A Maratona Tech foi um desafio que nos proporcionou muitas aprendizagens em sala de aula, proporcionando o contato dos alunos com recursos tecnológicos e enfatizando o uso da Inteligência Artificial de forma significativa. Com certeza a educação transforma jovens em protagonistas dos seus sonhos e fazer parte desse processo é muito gratificante para mim!”
Já a professora Márcia assim se expressou: “Participar da Maratona Tech foi uma realização, tanto na questão pedagógica quanto pessoal, pois ela nos mostrou que precisamos agregar a IA em ambas questões, e trabalhar com os alunos foi e é sempre uma forma de multiplicar esse conhecimento na nova era que estamos vivendo.”
CARREATA
A conquista foi tão importante, que a Escola promoveu uma carreata na cidade, para destacar que aquele tradicional Educandário está no caminho de uma Educação de qualidade.
- Geral, Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura