Previsão de entrega da nova unidade é de 12 meses.
O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na última quinta-feira (20/10), a ordem de início para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides D’ávila. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde. O prazo de entrega da obra, que será executada na Rua Curumim, é de 12 meses. Com isso, chega a cinco o número de unidades que tiveram o início autorizado apenas neste ano, dentre as dez previstas ao longo do governo.
“Muitas pessoas irão se beneficiar com essas obras que estamos construindo. Aqui, a comunidade terá um posto do tamanho que merece, com uma estrutura moderna e bem equipada e com salas adequadas para os atendimentos”, disse o prefeito. Zaffa também destacou a importância dos investimentos na saúde. Atualmente, Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura da unidade proporcionará um outro patamar estrutural ao posto. “Sabemos da necessidade de qualificar as estruturas das unidades. Pretendemos seguir avançando em nossos serviços, investindo em saúde como nunca foi visto, com estruturas de ponta e alto padrão assistencial”, realçou.
A percepção de que o município tem investido e melhorado a saúde do munícipe, explicou o secretário, tem sido demonstrada em números. Recentemente, Gravataí ficou na primeira colocação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes do Rio Grande do Sul no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos.
Conforme o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a realização de mais um empreendimento se mostra fundamental à medida que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na Atenção Básica. “Isso mostra o quanto o governo se importa com a saúde da população de Gravataí e luta para que os pacientes possam ser atendidos adequadamente. Dentro de um ano, entregaremos uma unidade de alta qualidade à comunidade e aos funcionários. Quanto melhor a qualidade da estrutura, melhor o atendimento”, ressaltou.
Também presente, o coordenador da USF Aristides D’ávila, Sérgio Figueira, lembrou da evolução que tem sido notada na Atenção Básica da saúde como um todo. “Manifestamos com alegria a construção da nossa nova unidade. Com isso, estaremos saindo de um lugar adaptado para um local com melhores condições de trabalho para os servidores, o que vai refletir no atendimento aos nossos usuários da comunidade.”
Atualmente, estão em andamento as obras das unidades de saúde Granville, Itatiaia, Vila Branca e Érico Veríssimo. Além disso, a nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual – CRVVS e a nova base da Central de Ambulâncias e do Samu estão sendo construídas, estruturas que irão proporcionar ainda mais qualidade assistencial aos munícipes.
Também estiveram presentes durante a ordem de início, secretários municipais; servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); e o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa.