Observatório Social promove palestra e apresentação de contribuições

Instituição realizou um jantar e painel com o economista Lucas Schifino, na última quarta-feira (13/7), no Sindilojas

Priscila Milán

“Atitude é fundamental. Sejamos a mudança que queremos no mundo”. Com esse lema, o Observatório Social do Brasil – Gravataí e Glorinha (OBSG) promoveu mais um evento com o intuito de colocar em pauta temas importantes para toda a sociedade. A instituição realizou um jantar, na última quarta-feira (13/7), com uma palestra do economista Lucas Schifino, apresentação do Conselho de Administração para a gestão 2022-2024 e destaque de dez contribuições feitas pela entidade aos dois municípios. A programação ocorreu no Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas), com a presença de empresários e autoridades locais.

Painel sobre economia e política

Na abertura, Lucas Schifino, que é gerente de Relações Governamentais da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), destacou dados sobre o cenário político e econômico do país. Conforme o palestrante, o período é de retomada da economia, com um volume de produção em crescimento após a pandemia.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 8,7 trilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre deste ano, já se alcançou a marca de R$ 2,2 trilhões. O momento de recuperação econômica traz, no entanto, algumas dificuldades. O economista cita a inflação e o consequente aumento de juros. “Aumentar os juros não é bom, mas é uma forma de tentar controlar a inflação”, frisa.

Durante o painel, o gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS também falou da importância de colocar em debate, especialmente por causa das eleições, políticas públicas para o desenvolvimento do país. “Gastamos muito tempo falando em nomes de candidatos e discutindo pouco as políticas públicas que interferem na produtividade. Temos que discutir as coisas certas, fazer com que os candidatos falem disso e não de temas morais, discursos sobre o que já foi vencido”, afirma.

Entre os assuntos de maior relevância que devem estar em discussão, na opinião de Lucas, estão a disciplina fiscal, tributação, educação, burocracia, leis e regras do ambiente de negócios.

Conselheiros e mantenedores

Durante o evento no Sindilojas, foram apresentados por Marco Diniz os membros do novo Conselho de Administração do OBSG. Luiz Fernando Rodrigues segue na presidência da instituição. Os vice-presidentes são: Luiz Carlos Meneghini Menezes (Assuntos Administrativos-Financeiros), Camila Sá Cardoso (Assuntos Institucionais e de Alianças), Leonardo Santos Silva (Assuntos de Controle Social e Metodologia), Sérgio Luís Machado Coruja (Assuntos Jurídicos), Ana Cristina Pastro Pereira (Assuntos de Comunicação) e Dirceu Fernando da Silveira (Regional Glorinha). Após a apresentação dos conselheiros, uma lembrancinha foi entregue aos representantes das instituições mantenedoras do Observatório Social em agradecimento ao apoio.

Colaborações para a comunidade

O OBSG fez referência a dez contribuições para as cidades de atuação, desde 2017. O primeiro fato mencionado foi a redução de 98,6% com gastos de diárias da Câmara de Vereadores de Gravataí. A segunda ação destacada foi a implementação da Lei Anticorrupção Municipal. Entre as demais colaborações, a entidade exaltou medidas como o projeto Obra Transparente, o acompanhamento e divulgação de processos licitatórios, promoção de debates com candidatos nas últimas eleições municipais e a realização de concursos de redação e desenho sobre temas ligados à cidadania.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade