Obras na Anápio Gomes preparam Gravataí para receber o Novo Centro

A Prefeitura de Gravataí deu início à revitalização do Centro, que passará a contar com uma Rua Coberta e novas estruturas de entretenimento, lazer, gastronomia, esportes e mobilidade. As primeiras modificações já estão em curso no entorno da Praça do Quiosque e resultarão em melhoria no trânsito e na drenagem pluvial da região. Técnicos da Secretaria de Obras Públicas (SMOP) trabalham na execução de nova rede para coleta da água da chuva na Praça do Quiosque. Junto com o serviço, ocorrerá o alargamento da pista da Anápio Gomes.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana (SEMURB), Guilherme Ósio, esta intervenção abre caminho para uma série de transformações no trânsito da região central a partir dos próximos dias. “O alargamento da Anápio Gomes permitirá a implantação de sentido único na Avenida José Loureiro da Silva e da inversão de sentido na Rua Doutor Luiz Bastos Prado a partir desta sexta-feira (21/4). As alterações foram definidas após estudos técnicos e conversas com comunidade e comerciantes”, destacou Guilherme.

Novo centro e mobilidade

Em fevereiro, o prefeito Luiz Zaffalon apresentou o projeto do Novo Centro de Gravataí. Além da reorganização do trânsito na área central, a iniciativa prevê a construção de uma Rua Coberta, áreas de esporte e lazer. O espaço será criado na Rua Prefeito José Link, entre a rua Dr. Luiz Bastos do Prado e a Avenida José Loureiro da Silva (entre as praças da Bíblia e Dom Feliciano).

Além disso, entre as ações de urbanismo no Centro, algumas quadras ganharão parklets – minipraças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento e funcionam como uma extensão da calçada, servindo como um espaço público de lazer e convivência, com bancos, mesas, floreiras, entre outros elementos.

“Outra novidade será a colocação de contêineres fechados de coleta seletiva em diversos pontos para o descarte de resíduos secos, além da implantação de novas lixeiras”, destaca o secretário de Serviços Urbanos (SMSU), Paulo Garcia.

“Gravataí está em um novo patamar de desenvolvimento, e o Centro precisa acompanhar o crescimento da cidade. A Rua Coberta terá espaço para cerca de 30 empreendimentos gastronômicos e comerciais, além de um palco multiuso e área para lazer; e vamos revitalizar as praças centrais”, destaca o prefeito Zaffa.

Mudanças no trânsito

A partir de sexta-feira (21/4), a Prefeitura de Gravataí inicia as primeiras alterações no trânsito. Entre as principais mudanças estão as inversões nos sentidos do trânsito na José Loureiro da Silva e na Doutor Luiz Bastos Prado. Confira:

– A Avenida José Loureiro da Silva (Rua do Hospital), que hoje possui dois sentidos, passa a ter sentido único em direção à Dorival Cândido Luz de Oliveira.
– Com isso, a Rua Doutor Luiz Bastos Prado (rua do Nacional), que atualmente desce, terá seu sentido invertido, passando a subir até a Rua José Link.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade