Obra há muito aguardada no município e que trará enormes ganhos na área de saúde pública, a Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB) entra em mais um estágio. Na semana que se passou, teve início a execução da estrutura de concreto armado pré-fabricado. Com isso, a construção tornou-se ainda mais visível para quem transita pelas imediações da Avenida Dr. Luiz Bastos do Prado, no Centro. Nesta segunda-feira, 19, representantes do governo municipal e da diretoria do hospital visitaram o local para analisar o atual estágio da construção.
“Isso é um sonho de Gravataí, termos uma estrutura hospitalar como a que estamos vislumbrando. Já temos uma UTI duplicada e em breve teremos uma emergência triplicada”, comemora o prefeito Luiz Zaffalon. A nova estrutura irá passar dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.
Dividida em fases, a construção está na reta final de sua Fase 0 (zero), que é toda a parte estrutural. Em fevereiro do próximo ano, a expectativa é de que a execução ingresse na chamada primeira fase, que é a execução propriamente dita do prédio novo. A tendência, desta forma, é de que, ainda no segundo semestre de 2023, os atendimentos já possam ser realizados na nova estrutura.
“Nossa previsão é de que na segunda metade do ano que vem já possamos atender no prédio novo, dando início a um novo modelo de prestação de serviço de urgência em Gravataí. Com maior capacidade, estrutura moderna e padrão Santa Casa de assistência”, afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston.
Ainda conforme Weston, a nova emergência vai transformar a realidade da assistência hospitalar. Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, e muito, a capacidade de atendimento. “Por conta disso, nós já implementamos um sistema de gestão assistencial aos pacientes na atual emergência, permitindo que eles sejam atendidos de forma mais rápida e permaneçam menos tempo naquele local”, completa.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o novo espaço permitirá que os pacientes tenham o maior grau de conforto e qualidade assistencial possíveis durante o atendimento. “Uma nova e moderna emergência SUS está a caminho, fruto de um grande projeto realizado entre prefeitura, Câmara de Vereadores e Irmandade Santa Casa. Reforçamos a união dos esforços pela aceleração da obra”, destaca.
Também estiveram presentes à visita ao setor de emergência do HDJB o vice-prefeito Dr. Levi Melo e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa.

Amplia Hospital
Essas ações fazem parte do Programa Amplia Hospital, iniciativa do governo municipal que trata a expansão da atenção hospitalar como prioridade da gestão. Assim, busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, de modo a viabilizar a ampliação da atenção hospitalar, por meio da união de esforços e em tempo reduzido.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade