OAB Gravataí celebra a conquista de medidas requeridas em benefício da população e dos profissionais da categoria

Solicitações feitas pela Subseção garantiram mudanças no atendimento a advogados e demais usuários da Agência da Previdência Social do município

Priscila Milán

A OAB Subseção Gravataí comemora vitórias importantes para a cidadania, obtidas após requerimentos encaminhados à Agência da Previdência Social (APS) e à Superintendência Regional do INSS, em março deste ano. Na época, a instituição enviou ofícios aos órgãos pedindo com urgência a retomada do atendimento interno aos segurados, advogados e demais usuários da Agência do INSS na cidade. Nas solicitações, a OAB destacava que medidas precisavam ser tomadas para que as pessoas não fossem mais atendidas pelas grades, o que as obrigava a aguardar na calçada e de pé.

Em reunião, no dia 10 de junho, o tema foi abordado pelo presidente da Subseção, Marhsal Guilherme Brandini, pela Comissão dos Advogados Previdenciários (representada pelo presidente, Édson Salvati da Cunha, o vice, Thiago de Fraga Linck, e a integrante Tatiana da Silva Pereira), pela nova gerente da Agência do INSS, Kélcia Damásia Cordeiro Neto, por Jeferson Montenegro, da Gerência Executiva de Canoas, e o servidor Gustavo Favero da Silva.

Na ocasião, a gerente da APS explicou que desde a sua designação havia priorizado a retomada e busca pela qualificação dos atendimentos presenciais. Ela ressaltou que a média de atendimentos mensais aumentou significativamente e esforços estão sendo feitos para normalizar a demanda. Segundo Kélcia, o atendimento é restrito aos serviços não disponibilizados no site Meu INSS.

Durante o diálogo, a OAB foi informada de que o contato com os usuários não ocorrerá mais pelas grades da agência e que serão disponibilizados lugares para a permanência dos acompanhantes. Também foi acordada, na reunião, a realização de um treinamento sobre o INSS Digital para advogados, no dia sete de julho, na Faculdade CNEC.

Na última quarta-feira (22/6), outra medida requerida pela Subseção foi restabelecida. Na data, foram retomados os atendimentos específicos aos advogados, de forma presencial. Serão atendidos 10 advogados por dia, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h. Os profissionais devem agendar previamente, ligando para 3303-6937, das 13h às 17h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade