Nilton Júnior é o novo presidente da Moenda

A Moenda, Associação de Cultura e Arte Nativa, está com novo presidente. O músico Nilton Júnior Silveira aceitou o convite para dirigir o importante festival musical e cultural que tem mais de 30 anos de história.
Em função da pandemia, ela foi realizada nos últimos anos no formato virtual e ano passado sequer pode ser concretizada. Contudo, a dedicação dos Moendeiros e da própria administração municipal, empenhados em dar prosseguimento ao importante evento, que é um dos responsáveis pela divulgação turística do município, se mobilizaram e a presidência a cargo de Luciano Peixoto que tão bem conduziu por vários anos o Festival, passa agora a ser exercida pelo músico Nilton Júnior, uma das grandes revelações patrulhenses do cenário musical.
Ele conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE, afirmando ter sido “uma honra muito grande e uma responsabilidade maior ainda poder ajudar na realização deste festival e poder trazer a experiência de 23 anos de festivais que tenho na carreira musical e fazer parte de uma equipe tão apaixonada pelo festival quanto eu. Temos moendeiros novos, antigos e mais chegando pra, poder fazer de nosso sonho, uma realidade em Agosto!”
PROJETOS
Sobre projetos a serem concretizados, o novo presidente afirma que um dos seus anseios é poder fazer com que a população conheça e reconheça o festival de nossa cidade, que é conhecido nacionalmente, e que colocou Santo Antônio no mapa da cultura brasileira. “Grande parte de nossa comunidade nunca assistiu uma Moenda e queremos muito que todos possam prestigiar nosso patrimônio cultural do estado. A Moenda não é de uma diretoria ou de um grupo. É de todos em Santo Antônio!”
E prossegue: “Talvez possam discutir alguma música que não gostem, mas é isso que queremos. A participação de todos com críticas ou elogios, afinal, como já foi dito num dos slogans passados do festival, a gente cresce com música. E queremos crescer cada vez mais e sempre com a participação da comunidade Patrulhense”.
NOVO LOCAL
Impossibilitado de ser realizado no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco, interditado temporariamente em virtude de problemas estruturais, Nilton Júnior afirma que juntamente com a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes está-se trabalhando em parceria para poder divulgar em breve o local da Moenda de forma oficial, “mas já podemos antecipar que será dentro da cidade para que a comunidade possa estar junto em todos os dias festivos que teremos”.
RECURSOS
Falando a respeito dos recursos a serem obtidos para a realização da Moenda deste ano, disse que o projeto está em andamento e as captações se darão através da Lei de Incentivo do Estado do RS e Lei Rouanet em parceria com a JBA produções, que é a produtora que hoje já realiza a Coxilha Nativista de Cruz Alta e o Carijo da Canção de Palmeira das Missões. “São profissionais gabaritados que trarão muita qualidade e experiência à equipe da Associação Moenda”.
Acrescenta Nilton que “também estamos trabalhando para poder disponibilizar todo o acervo fonográfico e de vídeo da Moenda nas redes sociais e plataformas de streaming para que mais pessoas possam conhecer e acessar as músicas que fizeram a história do nosso festival.
Queremos trazer mais novidades e resgatar ações que envolviam a comunidade e prometemos trabalhar para que nossa Moenda volte a ser em Agosto, se Deus permitir e as normas sanitárias assim o permitirem.”.
MOENDEIROS
Por fim, na condição de presidente da Moenda disse querer agradecer demais a todos os Moendeiros que estão trabalhando em prol do festival. “São pessoas que trabalham sem remuneração e têm como motivação essa paixão pela Moenda que se renova a cada ano, e estamos trabalhando pra manter essa paixão viva. A Moenda vive!”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade