Mutirão de cirurgias atende 10 pacientes do município

O Hospital de Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia realizou, no último sábado, o seu terceiro mutirão de cirurgias, atividades que tiveram início no final do ano passado. Neste mutirão, foram realizados 10 procedimentos: cinco colecistectomias por videolaparoscopia, três herniorrafias inguinais e duas exéreses de lipoma. Felizmente, todos bem-sucedidos.
Envolvendo um expressivo número de profissionais, as cirurgias contaram com um cirurgião principal, um cirurgião auxiliar, dois instrumentadores cirúrgicos, duas enfermeiras, cinco técnicas em enfermagem e uma técnica especialista em Central de Material Esterilizado (CME), além do apoio dos setores de higienização, farmácia e manutenção.
Segundo o prefeito do município, Rodrigo Massulo, o investimento para o mutirão se deu através de uma emenda destinada pelo Deputado Federal Nereu Crispim, articulada pela atual gestão, no valor de R$ 300.000,00.
FILA DE ESPERA
Conforme a supervisora administrativa do hospital, Rúbia Wingert, “estes procedimentos têm como objetivo principal diminuir a fila de espera dos pacientes que aguardam cirurgia pelo SUS”.
Nesta etapa, os 10 pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos são moradores de Santo Antônio da Patrulha.
META PARA ESTE ANO
Conforme Rúbia, o HSAP tem como meta, até o final do ano, realizar 100 cirurgias através de mutirões, incluindo procedimentos de cirurgia geral e traumatológica.
Por fim, Rúbia Wingert informa à população que estes procedimentos “estão sendo realizados respeitando todas as normas de distanciamento e controle sanitário, com horários previamente agendados para evitar aglomerações e sempre respeitando as portarias vigentes”, conclui.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade