Museu Municipal Agostinho Martha completa 48 anos

Nesta sexta-feira, 30, o Museu Municipal Agostinho Martha completa 48 anos de sua inauguração. Localizado, atualmente, em um sobrado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, 541, o museu está em processo de restauração para que, o mais breve possível, seja reaberto para o atendimento ao público. De acordo com o secretário municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Ferreira, a prefeitura, em 2020, firmou a contratação da equipe da Latusenso, que está realizando a análise do local e a fase final de consolidação do projeto de restauração. “Estamos fazendo o possível para, em breve, disponibilizarmos a visita da nossa comunidade a um local que carrega a rica história de Gravataí.” Inaugurado em 30 de julho de 1974, o Museu Municipal Agostinho Martha leva o nome do historiador que , durante toda sua vida, dedicou-se à pesquisa da história do município. Constituído em 1974, por meio da execução da Lei Ordinária 1.217/1974, o museu teve sua primeira sede em um prédio localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado e sua organização executada pelo pesquisador Jorge Rosa. Em 1985, o museu teve sua sede transferida para um sobrado, localizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, 541.
Em 2005, por meio de decreto municipal 7.048, o prédio do museu foi constituído como Patrimônio Cultural e Natural para fins de tombamento pelos fatos memoráveis da história municipal de Gravataí e pelo excepcional valor arqueológico e etnográfico. Neste mesmo período, os prédios da sede da Prefeitura Municipal de Gravataí, a Fonte do Forno e o prédio da FMMA, conhecido como Casarão dos Bina, também foram constituídos como Patrimônio Cultural e Natural.
Nos dias atuais, parte do acervo do museu está guardada em depósitos, e alguns outros itens estão expostos em prédios públicos municipais. A mesa da intendência, de 1880, está disposta na Câmara Municipal de Vereadores. Já as carteiras escolares, de 1930, estão alocadas na sede da prefeitura. No quinto andar do centro administrativo leste, junto ao Arquivo Histórico Municipal Antonio Soares da Fonseca, estão localizadas algumas peças do acervo do Museu.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade