Mobilidade, saúde, pedágios e inovação pautam reunião da Granpal

Na quinta-feira (24/2), o prefeito em exercício Dr. Levi Melo participou da Assembleia Geral na Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Foi a primeira reunião na nova sede da entidade, que está localizada no Instituto Caldeira. Mobilidade, saúde, pedágios e inovação foram os principais temas discutidos no encontro.

“Foi uma reunião bastante produtiva. Conseguimos ampliar o diálogo entre os municípios, com um espaço para debates e decisões políticas capazes de representar os interesses de cada município, buscando soluções para problemas comuns”, disse Dr. Levi Melo.

A recente reunião entre a Granpal e o Governo do Estado teve, entre outros temas, o intuito de discutir questões de mobilidade urbana e esta foi a primeira pauta da reunião. Desta forma, abordaram a necessidade de criar um consórcio para melhorar o transporte coletivo da Região Metropolitana.

Seminário sobre a estiagem

Um seminário para discutir ações, alternativas e intervenções que possam ser feitas nas bacias do Sinos, Gravataí e Guaíba para combater a estiagem será realizado pela Granpal. Uma equipe está organizando o encontro, previsto para acontecer em abril. Outras iniciativas estão em curso.

Missões internacionais

O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, também participou da Assembleia. Ele apresentou ações que estão sendo construídas pelo Instituto — vinculadas à tecnologia e à inovação — e que podem interessar à Granpal.

“Estamos articulando visitas nos principais ecossistemas de inovação do mundo e do Brasil. Precisamos entender como outras cidades se constituíram e como podemos usar a tecnologia para mudar a vida das pessoas”, afirmou. Valério fez o convite para que a Granpal integre as missões previstas e auxilie na formulação de agendas. Já estão confirmadas idas ao Vale do Silício, Israel e Portugal.

South Summit

A preparação para a participação dos municípios da Região Metropolitana no South Summit 2022, em maio, em Porto Alegre, está a todo vapor. O evento, considerado um encontro global de inovação, é uma oportunidade para novos negócios, capacitações e conexões entre executivos, investidores, profissionais e estudantes. O Fórum de Inovação, que tem a participação dos secretários de inovação da Granpal, está criando um documento que será entregue aos investidores presentes. O objetivo é mostrar as potencialidades da Região, como os ativos econômicos, as vocações e o potencial de cada uma das 19 cidades que compõem a entidade.

Estiveram presentes, os prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Cachoeirinha, Mauricio Medeiros; de Taquari, André Brito; de São Leopoldo, Ary Vanazzi; de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella; de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; de Glorinha, Paulo Côrrea.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade