Os Promotores de Justiça Camilo Vargas Santana e Graziela da Rocha Vaughan Veleda e o Juiz de Direito Felipe Roberto Palopoli reuniram-se, na tarde de terça-feira, com o Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, no fórum local.
Durante o encontro, os representantes do sistema de Justiça local entregaram ao Chefe de Polícia um ofício contendo pedido de incremento de policiais civis no Município, diante das carências verificadas no efetivo. O ofício também é assinado pela Juíza de Direito Ana Paula Furlan Teixeira.
Conforme a manifestação, a extensão territorial dos municípios componentes da Comarca, a localização privilegiada (rota para Serra e Litoral), bem como a complexidade dos crimes, demandam um maior número de policiais, especialmente no setor de investigações.
Mencionou-se o esforço do Delegado Titular, Valdernei Tonette, no desempenho das funções, porém constatou-se que a falta de efetivo prejudica por demais a investigação de crimes mais complexos.
Destacou-se que o reforço policial da Operação Verão tem auxiliado na diminuição do volume de serviço pendente, porém mostra-se necessária uma solução permanente, a qual somente pode ser alcançada com o incremento do efetivo policial.
O Chefe de Polícia comprometeu-se a realizar uma avaliação da demanda, mediante estudo do setor responsável, com a designação de nova reunião. Ainda foi discutida a situação do plantão policial e do transporte de presos até o NUGESP, em Porto Alegre.
Participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Dr. Luciano Vaccaro, o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Anderson Spier, o Diretor da Diplanco, Delegado Rodrigo Reis, e a Delegada Regional do Litoral, Sabrina Deffente.