Materiais descartados nos ecopontos são transformados em casinhas de animais

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), está reaproveitando parte dos materiais descartados nos dois ecopontos do município. Agora, telhas e madeiras que seriam enviadas para um aterro de descarte de inertes estão sendo transformadas em casinhas para animais. Nesta primeira leva, 20 abrigos foram confeccionados. Os objetos serão doados para famílias que realizarem uma adoção consciente de um animal que esteja morando, temporariamente, na Unidade de Saúde Animal de Gravataí Priscilla Bittencourt (antigo Canil Municipal).

A entrega simbólica de três casinhas ocorreu, na tarde desta quinta-feira, 12, na recepção da prefeitura e contou com a presença do prefeito Luiz Zaffalon, do secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, e da vereadora ativista da causa animal, Márcia Becker. “Esta pode parecer uma pequena ação, mas possui um grande significado. Com a construção destas casinhas, estamos dando um novo destino para o material descartado, corretamente, o que faz com que o município gaste menos com o transporte e com a entrega em um aterro de inertes, gerando economia”, disse o prefeito.

Zaffa ainda lembrou que a doação das casinhas incentiva quem quer adotar um animal, mas pode não ter condições financeiras de bancar todas as primeiras necessidades, como a compra de um abrigo. “Assim, a pessoa já sai com o novo amigo e a casinha, novinha em folha, pra ele ter uma boa adaptação no novo lar”, destacou.
A vereadora Márcia Becker parabenizou a iniciativa da SMSU e espera que ela seja ampliada com o passar do tempo. “Quem sabe podemos ampliar para doar as casinhas, também, para os tantos cães comunitários que temos espalhados pela cidade”, ressaltou.

O titular da SMSU, Paulo Garcia, comentou que a confecção das casinhas só é possível porque a comunidade está se beneficiando dos serviços dos ecopontos. “Com isso, estamos diminuindo os descartes irregulares nas vias e podemos, ainda, realizar atividades de educação ambiental e reciclagem, como neste caso, em que a casinha será doada, incentivando as pessoas que adotam animais que possuem a tutoria do município”, finalizou Garcia.

Saiba onde são os Ecopontos:
Ecoponto Ciprestes
Endereço: Rua Ciprestes, 180 – Castelo Branco
Telefone: 3600-7044

Ecoponto Princesa
Endereço: Rua Jorge Tadeu s/n – Residencial Parque do Sol

Para adotar um animal, visite a Unidade de Saúde Animal de Gravataí Priscilla Bittencourt:
Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 271 – Costa do Ipiranga
Telefone: 3191-4947 / 99226-5955

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade