O prefeito Rodrigo Massulo participou de uma comitiva de 10 municípios gaúchos que esteve em Santa Catarina, acompanhada do deputado estadual Joel Wilhelm, cumprindo uma agenda de visitas técnicas a importantes órgãos da Defesa Civil daquele estado.
Na segunda-feira passada (25/08), eles estiveram na Secretaria de Defesa Civil de Blumenau e na Defesa Civil de Itajaí, onde conheceram de perto as estruturas e estratégias de prevenção e resposta adotadas em situações de emergência pelos dois municípios, que são referência na área.
Já na terça-feira (26/08), Massulo e a comitiva estiveram em Florianópolis, onde foram recebidos pelo secretário estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres. Na conversa, foram trocadas experiências e apresentadas práticas de gestão que têm se destacado nacionalmente.
Segundo o prefeito, as visitas técnicas buscam fortalecer ainda mais a atuação de Santo Antônio da Patrulha na área de proteção e Defesa Civil. “Temos enfrentado grandes desafios climáticos nos últimos anos e sabemos a importância de investir em prevenção. Essa troca de experiências com municípios e estados que são referência é fundamental para seguirmos avançando”, destacou.
As visitas técnicas foram organizadas pela Oficina Regional de Defesa Civil, que abrange municípios da Região das Hortênsias, Vale dos Sinos e Vale do Paranhana. Além do prefeito, também participaram das visitas, representando Santo Antônio, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Miguel Evair Oliveira, e o voluntário da Defesa Civil de SAP, Henrique Círio.
CÂMARA PRESENTE
O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, participou dessa agenda especial em Santa Catarina para conhecer de perto os planos de ação e protocolos da Defesa Civil em municípios referência nacional.
Entre os municípios visitados estiveram Blumenau, São José e Itajaí, onde o presidente do Poder Legislativo acompanhou apresentações sobre sistemas de monitoramento, organização das equipes locais e estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais.
De acordo com o presidente do Legislativo, a experiência foi extremamente positiva: “Blumenau e Itajaí são modelos de gestão de riscos e de preparo diante de eventos climáticos extremos. Levo dessa visita muito aprendizado que certamente pode inspirar melhorias no trabalho da Defesa Civil de nosso município”, afirmou Selistre.
André destacou ainda que o fortalecimento da Defesa Civil deve ser prioridade, já que o município enfrenta cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas. “É fundamental estarmos preparados. Essa aproximação com cidades que são referência nos ajuda a pensar em soluções eficazes para proteger a nossa população”, completou.