Mamãe e bebê em contato pele a pele nas cesáreas do Dom João Becker

É nos detalhes que um dos momentos mais sublimes da vida se torna mágico. A partir da última terça-feira (16), os partos por cesariana no Dom João Becker também contam com o momento de “Contato Pele a Pele” entre mamãe e bebê. A novidade vai tornar o processo ainda mais humanizado, favorecendo, entre outros benefícios, o aleitamento materno. Atualmente, 45% dos nascimentos do HDJB ocorrem no bloco cirúrgico.
A implementação da prática no bloco é reflexo de uma integração de obstetras, pediatras e enfermeiros e representa avanço significativo, visando o desenvolvimento do bebê.

“O contato pele a pele imediatamente após o parto ajuda na adaptação à vida fora do útero, principalmente para os bebês que não passaram pelo processo do parto normal. É extremamente importante para a criação de vínculo, reduzir o estresse do recém-nascido”, comenta a chefe do serviço de obstetrícia do HDJB, Dra. Helena Lanner.

De acordo com a supervisora de enfermagem da unidade materno fetal, Caroline Menezes, a prática “pele a pele” estabiliza os parâmetros vitais do bebê. “Regula frequência cardíaca e glicemia e auxilia no estabelecimento de uma microbiota saudável”, destaca.

Para o coordenador de enfermagem do HDJB, Rudinei Bittencourt, a expansão da prática vem ao encontro do selo de “Hospital Amigo da Criança” que o Becker possui. “Nossa unidade materno fetal conquistou essa importante certificação internacional, concedida pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF. Sempre procuramos ampliar as boas práticas para reforçar essa condição”, afirma. O Hospital Dom João Becker realiza 150 partos em média por mês.

COMO FUNCIONA O PELE A PELE

Após o corte do cordão umbilical o recém-nascido é acomodado de forma que fique em contato diretamente com o corpo da mãe. São utilizados touca, tecidos e compressas aquecidas para evitar a perda de calor. Após esse momento, o bebê é recebido pelo pediatra e equipe de enfermagem para os demais procedimentos de rotina.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Estímulo sensorial, atrelado às emoções e à memória (favorece a secreção de ocitocina e potencializa o apego);
  • Estabelece as bases para um melhor desenvolvimento;
  • Favorece o início da amamentação;
  • Estabiliza parâmetros vitais;
  • Favorece uma flora intestinal saudável;
  • Facilidade na extração manual do colostro, que proporciona defesas contra infecções;
  • Permite a progressão para maior volume de leite;
  • Protege os bebês prematuros de doenças graves;
  • Mantém a temperatura corporal entre 36,5° e 37,5°C;
  • Favorece a adaptação à vida extrauterina, além de ajudar no seu relaxamento e sono profundo;
  • Fortalece o vínculo mãe e filho.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade