Gravataí e cidade de Horta são cidades-irmãs

O estreitamento de laços entre Gravataí e a Cidade de Horta foi consagrado na sessão solene de assinatura do contrato de geminação entre as cidades, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (17/5), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Ilha do Faial, nos Açores, em Portugal, com a presença do Prefeito Luiz Zaffalon e do Presidente da Câmara de Horta, Carlos Manuel da Silveira Ferreira, representando um dia histórico para ambas as cidades.

“É um ato importante social e culturalmente. Conhecer as raízes de nossa cidade, como foi formada e como se desenvolveu no tempo, é vital para projetarmos o futuro”, salienta Zaffa. O prefeito ressalta ainda que “buscar manter a cultura original, trocar experiências no esporte, na economia, na legislação e nas práticas de gestão é salutar para ambas as cidades”.

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível social, econômico e cultural, por meio dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

“Resgatamos do esquecimento a epopeia migratória açoriana e faialense em particular, num processo de geminação que cimenta e concretiza um projeto iniciado pelo faialense João Garcia Dutra em 1772, e tantos outros, que partindo desta baía, que hoje pertence ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, abriram as portas do Novo Mundo aos açorianos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta.

Para Carlos Ferreira, “esta geminação reforça o posicionamento estratégico do Faial, que se agrega a uma cidade que possui 285 mil habitantes, onde está sediada a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, e um dos mais importantes polos industriais do estado e do país”.

A sessão solene, que foi transmitida ao vivo nas redes sociais, e que teve um acompanhamento especial da comunidade de Gravataí, contou com testemunhos da Presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e do Conselheiro da Diáspora Açoriana eleito pelo Estado do Rio Grande do Sul, Régis Albino Gomes, e encerrou com um momento musical, protagonizado por Bruno Rosa, que interpretou os temas “Ilhas de Bruma” e” Chamateia”, considerados dois dos maiores hinos populares dos Açores, e ainda “Peter’s”, uma música original dos Trovante.

O vídeo da cerimônia está disponível no facebook do Município de Horta: https://fb.watch/kC6nJLsU5A/
Conforme o projeto de Lei nº 31/2022 que deu origem à Lei nº 4.457, de 25 de maio de 2022, Gravataí e Horta ficam declaradas como cidades irmãs, visando ao fortalecimento dos laços de amizade entre os povos, sendo parte integrante do Protocolo de Geminação, com a declaração conjunta do compromisso para a promoção das relações econômicas, culturais e sociais entre os municípios.

Gravataí e a cultura açoriana

Em março deste ano, a secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, Dra. Sofia Ribeiro, e o Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade, estiveram em Gravataí para a celebração dos 270 anos do povoamento açoriano no Estado.

Os açorianos e seus descendentes constituem a mais numerosa força étnica povoadora do Rio Grande do Sul, e a capacidade transformadora dessa gente foi decisiva para a construção de Gravataí. Após 270 anos da chegada dos primeiros casais dos Açores ao Estado, tradições e arquitetura estão vivas e marcam presença por toda a cidade.

Aqui no município está sediada a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Em todo o mundo existem apenas 16 Casas dos Açores, sendo cinco no Brasil, destas, apenas uma não fica em uma capital, a Casa dos Açores de Gravataí.

O povoamento açoriano no Município de Gravataí iniciou-se em 1747, quando João Garcia Dutra, natural dos Açores, veio residir com sua família na Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, atual Gravataí, a partir do ano de 1772.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade