Search
Close this search box.

LONGE DOS OLHOS, MUITO PERTO DO CORAÇÃO

Estevão Markowski partiu no dia 24/03/2023, aos 79 anos de idade, devido a problemas cardíacos. Nasceu em 02 de setembro na Cidade de Horizontina/RS, filho de Imigrantes Poloneses que fugiam da Revolução Russa no Ano de 1918. Estevão em sua jornada sempre cultivou suas origens, com hábitos e com o idioma, falava o Polonês e Bielorruso.
Estevão veio com seus 5 irmãos para Porto Alegre aos 18 anos, onde serviu ao Exército. Junto aos irmãos formaram uma empresa de ônibus, atividade esta que exerceu até o final dos seus dias e que seu Neto, Estevão Markowski Neto, dará continuidade, honrando todo o seu trabalho com a Empresa “Viação Vale do Ouro” localizada na cidade de Redenção, Estado do Pará, pela vontade do seu avô que fez este pedido dias antes de partir para outro plano.
Estevão veio para Santo Antônio no ano de 1968, adquiriu a Empresa Miraguaiense e posteriormente formou a empresa Markosul, nome este dado por sua esposa Helenita, remetendo ao sobrenome e seu amor ao Rio Grande do Sul.
Estevão foi um batalhador, no início era motorista e mecânico da empresa, suas mãos calejadas contavam bem a atividade pesada que exercia. Em 1972 casou‐se com Helenita Gomes de Medeiros, atualmente “Helenita Markowski”. Tiveram três filhos: “Ricardo, Tatiana e Angélica” e cinco Netos: “Estevão, Pietra, Victor, Gabriela e Isabela”.
Para Estevão nada era difícil, gostava da agricultura a qual se dedicou por décadas junto a atividade dos ônibus, amava animais, sua ave preferida era o papagaio. Também gostava muito de músicas Tradicionalistas. Seus hobbies preferidos eram: a dança, a pesca, a caça nos tempos antigos, fazer um churrasco, ir ao Bereta no Caráa buscar seus vinhos coloniais, além de cuidar da sua Chácara no Passo do Sabiá, onde cultivava diversas frutas, peixes e dali trazia sua água de uma Fonte Mineral. Este lugar será mantido com muito amor pela sua família.
Sua Religião vinda da criação de seus pais era a Hortodoxa, mas praticava a Religião Católica, porém acima de tudo Amava a Deus, a quem até seu último dia de vida pediu que o protegesse.
Sua Presença será insubstituível, temos fé e a certeza que no lugar onde está, existe um Coro de Anjos que estão o recebendo com todo amparo espiritual, como recompensa do trabalho honesto e dedicação que sempre teve à família.

Marido;
Você sempre será a luz da minha vida.
Obrigada por tudo, por aqui buscarei forças junto a Deus e a nossa família para seguir.
Meu amor Eterno, Helenita.

Pai,
O dia tão temido chegou. Perder meu pai foi perder uma referência em vida, neste momento tudo é dor e sofrimento pela perda, mas o tempo é meu aliado, que aos poucos irá aliviar está dor, nada acontece sem o consentimento de Deus.
Agradeço por tê‐lo tido por todo este tempo ao meu lado, serei forte por você, para cuidar da minha mãe e honrar seus ensinamentos.
Meu pai desbravador, não aguentava ficar muito tempo em um só lugar.
Viajava sozinho para o Rio de Janeiro, Redenção, Altamira, camioneta carregada de peças de ônibus, atravessava o Brasil. Eu olhava para tudo aquilo e me perguntava: de onde vem tanta força e coragem, afinal já tinha seus 70 e poucos anos.
A gente sempre quer um “pouco mais” ou “o que faltou eu fazer?”, hoje os sentimentos são de dor, inconformismo e falta, mas eles se tornarão saudade e o nosso Sol haverá de brilhar novamente.
Vai pai, seja livre… Este foi seu último pedido, “eu quero liberdade”.
Ninguém vai te segurar, corre para os braços do nosso pai maior e encontrarás a paz que você precisa.
Obrigada por tudo que fez por mim, “Te amo além da vida”.
Angélica.

Pai
Descrever meu pai, falar dele, falar o que ele era para mim, para a família e para quem teve a oportunidade, tenho certeza que pode entender quem foi esse homem.
Para meu pai nada era difícil, cresci escutando as histórias de onde minha família paterna veio, tudo foi construído com muito esforço e dificuldades, o sangue imigrante que podia suportar desde os 40º negativos, até os 40 do sol escaldante de uma lavoura familiar, onde as ferramentas para produzir o sustento da família eram as próprias mãos, mãos de meus avós e dos irmãos que se ajudavam. Para ele onde estivesse, por onde andasse, o que lhe chamava atenção e o atraia na maioria das vezes eram os semelhantes que precisaram como ele lutar muito para ter alguma coisa. Não se abalava com os grandes, sabia que dentro dele tinha muito mais que a fisionomia dentro dele tinha uma história de vida que lhe daria forças para enfrentar e desbravar qualquer dificuldade, em qualquer lugar desse país que foi onde decidiu ficar. Ele era forte, tinha caráter, podia até não agradar alguns, não por falta desse caráter, mas sim por ter dito a verdade a quem não quisesse ouví‐la.
Foi meu maior companheiro, meu maior doador de forças na hora mais difícil da minha vida, me ensinou a ter fé, a acreditar que tudo iria passar, a não ver e nem dar ouvidos a quem me falasse estar diferente, por que eu iria vencer, não seria fácil, mas ele tinha certeza que mantendo sua força, liderando e cuidando da família tudo daria certo. Deus me deu o presente de poder viver perto, junto do meu pai, ter a oportunidade de ser alertada e depois repreendida nos erros que cometi, e todos ele teve razão.
Impressionante como tudo que ele me disse e não concordava, ele teve razão.
Quero te dizer meu pai, que você foi meu maior ensinamento, de onde tirei minhas maiores lições e te deixo minha maior gratidão por ter me acompanhado até aqui. Ter sido o melhor avô e pai do meu filho. Pai, se eu não pude fazer ou dar tudo que eu tinha no coração para você em vida, saiba que onde você estiver, levas contigo um pedaço de mim. Te prometo cuidar de nossa mãe, amá‐la e protegê‐la, como você fez até seus últimos dias, e o que mais quero e pedirei incansavelmente é que estejas no mais lindo lugar do céu. Te amo meu pai Estevão, te amarei por toda minha vida.
Tati.

Pai
Uma pena não estares mais aqui para ver o quanto já estás fazendo falta.
Segui teus passos e ensinamentos, segui tua profissão, quis sempre te orgulhar e muitas vezes sei que consegui.
O tempo não afetou tua coragem e teus conceitos. Uma hora antes de nos deixar falou comigo e mesmo sem poder se levantar da cama, afirmou que no dia seguinte sairia daquele lugar, cumpriu a promessa mais uma vez.
Rígido com horários, com compromissos e com a retidão em todas suas atitudes, não só se importava com a sua vida e de seus familiares, mas com qualquer injustiça que estivesse sendo sofrida por seu semelhante.
Amava a natureza, a agricultura e os animais, simples como ninguém, o quanto mais humilde fosse a coisa, mais fina pra ele seria.
Em defesa da família, enfrentou batalhas, falo de batalhas mesmo, os encaminhou, nunca deixou faltar apoio, quem mais precisava era olhado de forma especial.
Onde estiveres estarás sempre disposto a ajudar , quem estiver precisando terá teu apoio.
Obrigado por me deixar seguir e tomar muitas decisões, por poder usar você como escudo e ganhar mais força.
Gratidão e respeito a tudo que fez por nós.
Pai! Por favor! Tente descansar. Aqui vamos nos virando!
Seu filho Ricardo.

Vô Estevão,
É terrível estar vivendo sem tua presença ao nosso lado. Você me ensinou desde pequeno cada detalhe dessa vida, cresci ao teu lado, acompanhei parte da tua trajetória.
O que não pude ver, eu pude admirar, reconhecer e honrar. Hoje e daqui para frente, vou poder melhorar desse aperto e aprender a viver, junto com nossa família, com o legado que me deixou.
Sua referência é sem dúvida incomparável, o mesmo é a falta que fará sempre. O jeito que conquistou tudo com muito suor, honestidade, humildade, amor e fé em Deus, são os caminhos nos quais farei com muito orgulho como minha missão de vida.
Não existem alternativas para te ter aqui, a qual vou seguir estando mais próximo possível de ti, como sempre estávamos, tanto em viagens, a trabalho, em família, sempre unidos, e como na nossa última conversa, vou estar fazendo o teu papel, no qual levarei no meu próprio nome para sempre.
Meu amor e admiração por ti meu avô, são infinitas e as mais lindas que eu poderia ter em minha vida, seja completamente livre e feliz, como sempre gostou de ser por onde passou neste mundo.
Com muito orgulho, do teu filho neto,
Estevão Neto

AGRADECIMENTO
A família do inesquecível ESTEVÃO MARKOWSKI, ainda consternada pela perda irreparável daquele ente querido, expressa a todos sua mais sincera gratidão pela solidariedade recebida naqueles momentos de profunda dor.
Ao mesmo tempo, convida para a Missa de 7º Dia que mandará celebrar por sua alma neste dia primeiro de abril, às 19 horas na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade