O quartel do Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio da Patrulha comemorou neste sábado (24/01), trinta anos de instalação no município.
Uma programação especial foi desenvolvida na sede do Pelotão na Rodovia Cristóvão Pereira de Abreu, na localidade de Passo dos Ramos, estando presentes o comandante geral do CBMRS Coronel Julimar Fortes Pinheiro, Cel. Ricardo Mattei Santos, subcomandante do CBMRS, Tenente Coronel Vinícius Lang dos Santos, Comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, Vice-Prefeito de SAP, Marcelo Gaúcho, Prefeito de Caraá, Bolívar Gomes, Presidente da Câmara Municipal de SAP, Vereador Ezequiel Peixoto, ex-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz (Zezo), um dos mentores e incentivadores para a instalação do quartel local, Coronel da Reserva, Guido Pedroso de Mello, Major da Reserva, Éder Volnei Fagundes Lara, senhora Zeli Morais, ex-comandantes do Pelotão de Santo Antônio, alguns veteranos que trabalharam no quartel de Santo Antônio, Vereador Mateus Ramos, representando a Câmara de Vereadores de Caraá, dentre outros.
Para o atual comandante, Tenente Joel Cardoso, este marco representa a reafirmação da importância do Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio da Patrulha junto às comunidades patrulhense e caraense.
CONQUISTAS
De acordo com Cardoso, grandes avanços aconteceram ao longo desses 30 anos, tais como: aumento considerável do efetivo do quartel; conquistas de equipamentos e materiais modernos, conquistas de viaturas novas (caminhões, pick-ups e viaturas administrativas); embarcações com motor de popa, melhoria nas instalações do quartel. “Tudo isso vem contribuir para atender cada vez melhor as nossas comunidades.”
E acrescenta Cardoso em relação ao número de militares: “Hoje o quartel conta com o maior efetivo, desde a sua inauguração.”
APOIO
Sobre o apoio das lideranças, afirma o Tenente Cardoso: “Desde quando assumi o comando do quartel, de fato e de direito, tentei fazer com que fossem derrubadas barreiras, abertas portas e criado um relacionamento de trabalho e parceria entre todos os órgãos vivos do município (Executivo, Legislativo, Judiciário, ACISAP, Rotary e CONSEPRO). Isso veio a contribuir significativamente para o crescimento do nosso quartel.”
DIA A DIA
Explica o atual comandante, que além dos atendimentos das ocorrências, que são diárias, principalmente o atendimento daquelas em que é utilizada a viatura Resgate, também foram realizados no ano passado os Projetos Bombeiros Mirins, Bombeiros na Escola, treinamentos de primeiros socorros para escolas e empresas, além da rotina interna do quartel.”
SERIA UMA DESPEDIDA?
Numa declaração que tem um tom mais de despedida, já que em breve ele deverá estar passando para a reserva, o Tenente Joel Cardoso finaliza:
“Ciclos se encerram, sinto que minha participação frente ao Comando do quartel de SAP está se fechando. Mas estou muito feliz por ter tido a oportunidade de representar o CBMRS na cidade e de ter conseguido várias conquistas e avanços para nosso quartel. Estou tranquilo, com o sentimento do dever cumprido e feliz por deixar um legado frente ao CB SAP.”