Josélia fala sobre reformas de escolas e outros assuntos ligados à Educação

Na semana passada a FOLHA PATRULHENSE divulgou a primeira parte de reportagem feita com a secretária municipal da Educação sobre construção de três novos prédios de escolas de Educação Infantil, dentre outros temas. Nesta edição a professora Josélia Maria Lorence Fraga aborda reformas de prédios escolares elencando as obras licitadas.
“Focamos em projetos e nas metas de governo”, afirma a secretária a respeito das reformas. Acrescenta Josélia Fraga: “A pandemia nos apresentou demandas urgentes, por exemplo, colocar sinal de internet de qualidade em todas as nossas 28 unidades escolares, investir em plataformas digitais de aprendizagem, a exemplo do Matific, Elefante Letrado, Árvore de livros, montagem de salas de aulas vituais para todos professores e estudantes através do Google Sala de Aula. E assim fizemos! Hoje temos inclusive, internet em todas as salas de aula de nossas escolas. Depois iniciamos em parceria com a Câmara de Vereadores, possibilitando a aquisição de equipamentos eletrônicos para instrumentalizar a ação docente. Adquirimos notebooks, chromebooks e smartphones para as escolas. Muitos profissionais contavam somente com seus próprios equipamentos quando assumimos. Batizamos esse projeto de #EducaSap”.
URGÊNCIAS
O passo seguinte, conforme Josélia, foi observar as urgências de obras. “E deixaremos aqui tudo que já foi produzido em projeto e encaminhado ao setor de compras para licitação. Mas antes de relacionar as obras e aquisições previstas para o ano de 2022, quero destacar duas novidades que construímos”.
Explica a secretária: “A primeira, refere-se a autonomia do gestor escolar, ou seja o protagonismo do diretor. Estamos ampliando de R$ 35,00 para R$ 100,00 o valor por estudante em cada escola a fim de que o gestor mantenha a escola em plenas condições de manutenção. E, estamos licitando, de forma inédita, a zeladoria escolar. Isso significa que nos próximos anos, nossas escolas estarão sempre em condições dignas de funcionamento. Acreditamos muito na força da escola pública e em nosso entendimento ela precisa demonstrar condições mínimas de funcionamento”.
OBRAS ENCAMINHADAS PARA LICITAÇÃO ESTE ANO
Em seguida a secretária da Educação enumera as obras já encaminhadas para licitação em 2022:

  1. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para elaborar projetos de acessibilidade atendendo as normas da ABNT para as 28 unidades escolares;
  2. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para reforma da quadra da EMEF Nossa Senhora de Fátima;
  3. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para reforma total do prédio 1 da EMEF Nossa Senhora de Fátima;
  4. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para realizar drenagem e reparos na EMEF Santa Inês 2 e drenagem na antiga Baby Pinguinho;
  5. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para elaborar projetos elétricos para todas as escolas da rede municipal.
  6. Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para construção de uma sala de aula de pré-escola na EMEF José de Anchieta, Montenegro.
  7. Em andamento, no setor de Compras, processo de adesão à Ata do estado, para aquisição de 330 chromebooks;
  8. Em andamento, no setor de Compras, a licitação para reforma e ampliação da EMEF Ângelo Tedesco, vila Assis Brasil.
  9. Abertura de processo licitatório visando a contratação de empresa que realize a prestação de serviço de conservação, reparos e manutenção de todas as Escolas Municipais.
    Na próxima edição a secretária municipal da Educação de Santo Antônio da Patrulha estará abordando a questão da vacinação das crianças a partir dos cinco anos de idade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade