Na semana passada a FOLHA PATRULHENSE divulgou a primeira parte de reportagem feita com a secretária municipal da Educação sobre construção de três novos prédios de escolas de Educação Infantil, dentre outros temas. Nesta edição a professora Josélia Maria Lorence Fraga aborda reformas de prédios escolares elencando as obras licitadas.
“Focamos em projetos e nas metas de governo”, afirma a secretária a respeito das reformas. Acrescenta Josélia Fraga: “A pandemia nos apresentou demandas urgentes, por exemplo, colocar sinal de internet de qualidade em todas as nossas 28 unidades escolares, investir em plataformas digitais de aprendizagem, a exemplo do Matific, Elefante Letrado, Árvore de livros, montagem de salas de aulas vituais para todos professores e estudantes através do Google Sala de Aula. E assim fizemos! Hoje temos inclusive, internet em todas as salas de aula de nossas escolas. Depois iniciamos em parceria com a Câmara de Vereadores, possibilitando a aquisição de equipamentos eletrônicos para instrumentalizar a ação docente. Adquirimos notebooks, chromebooks e smartphones para as escolas. Muitos profissionais contavam somente com seus próprios equipamentos quando assumimos. Batizamos esse projeto de #EducaSap”.
URGÊNCIAS
O passo seguinte, conforme Josélia, foi observar as urgências de obras. “E deixaremos aqui tudo que já foi produzido em projeto e encaminhado ao setor de compras para licitação. Mas antes de relacionar as obras e aquisições previstas para o ano de 2022, quero destacar duas novidades que construímos”.
Explica a secretária: “A primeira, refere-se a autonomia do gestor escolar, ou seja o protagonismo do diretor. Estamos ampliando de R$ 35,00 para R$ 100,00 o valor por estudante em cada escola a fim de que o gestor mantenha a escola em plenas condições de manutenção. E, estamos licitando, de forma inédita, a zeladoria escolar. Isso significa que nos próximos anos, nossas escolas estarão sempre em condições dignas de funcionamento. Acreditamos muito na força da escola pública e em nosso entendimento ela precisa demonstrar condições mínimas de funcionamento”.
OBRAS ENCAMINHADAS PARA LICITAÇÃO ESTE ANO
Em seguida a secretária da Educação enumera as obras já encaminhadas para licitação em 2022:
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para elaborar projetos de acessibilidade atendendo as normas da ABNT para as 28 unidades escolares;
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para reforma da quadra da EMEF Nossa Senhora de Fátima;
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para reforma total do prédio 1 da EMEF Nossa Senhora de Fátima;
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para realizar drenagem e reparos na EMEF Santa Inês 2 e drenagem na antiga Baby Pinguinho;
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para elaborar projetos elétricos para todas as escolas da rede municipal.
- Em andamento, no setor de Compras, contratação de empresa para construção de uma sala de aula de pré-escola na EMEF José de Anchieta, Montenegro.
- Em andamento, no setor de Compras, processo de adesão à Ata do estado, para aquisição de 330 chromebooks;
- Em andamento, no setor de Compras, a licitação para reforma e ampliação da EMEF Ângelo Tedesco, vila Assis Brasil.
- Abertura de processo licitatório visando a contratação de empresa que realize a prestação de serviço de conservação, reparos e manutenção de todas as Escolas Municipais.
Na próxima edição a secretária municipal da Educação de Santo Antônio da Patrulha estará abordando a questão da vacinação das crianças a partir dos cinco anos de idade.