Neste final de semana, 23 e 24/07 a Invernada Mirim conquistou a terceira colocação do 26º FestMirim que ocorreu na cidade de Santa Maria. “Este resultado é excelente para qualquer invernada de danças tradicionais, dado o tamanho da concorrência neste festival, mas para esta invernada, este resultado foi simplesmente extraordinário e emocionante para todos os envolvidos, dadas as circunstâncias que antecederam este resultado”, comemoram os coordenadores que vibram, juntamente com os pais, a importante conquista.
CURTO ESPAÇO DE TEMPO
Com a volta dos ensaios das invernadas após a parada da pandemia, a invernada Mirim foi totalmente recriada, e teve pouco mais de 5 meses para se preparar para o Festival. Quem acompanha as danças tradicionais, sabe que se leva muito tempo e trabalho para formar um grupo competitivo e sempre se aproveita a base do grupo do ano anterior para tal formação. Neste ano, a solução foi antecipar o ingresso dos jovens dançarinos da invernada pré-Mirim para a Mirim, neste caso, dos 31 dançarinos integrantes da nova invernada, apenas 3 deles já haviam dançado em um Festival estadual.
CTG CHAMA A ATENÇÃO
“Quando este grupo chegou em Santa Maria chamou a atenção dos demais CTG’s, não por serem fortes candidatos ao título, mas por sua juventude perante os demais grupos. Contudo, tamanho não soma pontos nas planilhas dos avaliadores. A harmonia e a interpretação sim”, destacam.
DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO
“Por trás desta façanha, muita dedicação e comprometimento de seus integrantes, dançarinos, instrutores, coordenadores, pais, patronagem e o mais importante disso tudo são os valores que esses jovens aprendem quando participam de um CTG, e nós pais, estarmos presentes neste momento de suas vidas é sem dúvida o melhor troféu que trazemos para casa”, concluem empolgados os coordenadores da invernada mirim, detentora do terceiro lugar no Estado”.
NOS RODEIOS DA REGIÃO
Por sua vez, Catiana Souza Buhler – Coordenadora da Invernada Juvenil que acompanhou a representação do Patrulha do Rio Grande em Santa Maria afirma que nos primeiros dias será aproveitar este feito, “e logo começaremos o planejamento para o FestMirim de 2023, mas antes disso vamos participar dos Rodeios da região, para cada vez mais aperfeiçoamos nossa dança”, finaliza.00